Gestão Patrimonial: novo sistema entra em operação em todas as unidades administrativas e acadêmicas
Nesta sexta-feira (22), a Pró-Reitoria de Administração (Proad) da Unifesspa, por intermédio da Divisão de Almoxarifado e Patrimônio (Dialp), realiza treinamento para os servidores requisitantes de materiais no Sistema Integrado de Gestão Patrimonial (Siads). O momento representa um marco no processo de implantação do sistema em âmbito local.
Desde outubro de 2020, quando houve a adesão, a equipe da Dialp se empenhou em cumprir as etapas que precederam o uso do sistema, para isso, contou com apoio da Divisão de Contabilidade (Dicon/DFC/PROAD) e do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC). A gestão de bens patrimoniais e de almoxarifado da Unifesspa até então ocorria com o uso do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac).
A mudança surge em decorrência da Portaria nº 232, de 2 de junho de 2020, que institui o Siads, objetivando o controle permanente e efetivo dos bens materiais, patrimoniais e serviços de transporte de todos os órgãos da Administração Pública Federal, sob supervisão da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) vinculada ao Ministério da Economia.
A titular da Dialp, Luciene Neres, vê com entusiasmo a utilização do sistema e adianta quais as serão as próximas etapas. “Esse momento é de satisfação e expectativa, concluímos a migração dos itens de estoque no nosso almoxarifado, permitindo a efetivação desse módulo e a realização das requisições de materiais de consumo via Siads. Agora aguardamos apenas a conclusão do inventário patrimonial, já na reta final pela empresa contratada, e tão logo, todos os bens permanentes e intangíveis também serão geridos no sistema”.
Para a pró-reitora de administração, Marcele Castro, "nacionalmente, algumas incertezas ainda permeiam a implantação do Siads. Discussões anteriores em relação a uma possível integração do referido sistema com o SIPAC nos fizeram iniciar os trâmites para adesão apenas em outubro de 2020, no entanto, com muita dedicação e estudo sobre o sistema, atualmente reconhecemos que a medida proporciona um instrumento com possibilidade de ampliar a automação do registro contábil, principalmente pelo fato das ações administrativas serem registradas de maneira simultânea no Siafi, é um ganho significativo para a gestão”.
Mudanças geralmente provocam transtornos, mas nesse caso é por uma boa razão, afirma o coordenador de almoxarifado da Dialp, Walyson dos Reis. “No primeiro momento, havia incertezas sobre como seria esse sistema ainda novo para as Universidades, mas com o auxílio de oficinas, aulões e tutoriais facilitou bastante e a partir de agora ”, disse.
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