Pesquisa de professor da Unifesspa será apresentada durante congresso internacional de matemática

• Publicado: Terça, 26 de Outubro de 2021, 14h55
  • Última atualização em Sexta, 29 de Outubro de 2021, 09h42

Em mais uma ação que marca internacionalização da Unifesspa, o professor Cláudio Basquerotto, da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec), é um dos conferencistas convidados da “VII Jornadas Doctorales del Programa de Doctorado en Matemáticas”, evento promovido pela Universidad de Cádiz, na Espanha.

Ele apresentará a palestra intitulada “Aplicações das simetrias de Lie para resolução de problemas de vinculação não-holônoma encontrados na Engenharia Mecânica”, fruto de seu projeto de pesquisa CNPq, iniciado em 2018.

O congresso ocorre entre os dias 8 a 16 de novembro, pela internet. A apresentação de Basquerotto está prevista para o dia 11/11, às 17h no horário local (22h no horário de Brasília). Toda programação é aberta e vai ser realizada via Google Meet, por meio do link – https://meet.google.com/kkz-oecz-gdo. Clique aqui e confira a programação completa do evento!

"Será uma ótima oportunidade para apresentar os resultados obtidos no projeto de pesquisa e difundir a temática junto à comunidade científica internacional. Será possível, também, divulgar as atividades desenvolvidas no curso de Engenharia Mecânica da região sul e sudeste do Pará e incentivar que haja a troca de informações com colegas pesquisadores internacionais. No futuro, poderemos ter a visita de pesquisador da Universidad de Cádiz na Unifesspa", declarou o professor.

Mais sobre a pesquisa - O objetivo deste projeto de pesquisa foi estudar as simetrias de Lie que podem ser aplicadas na teoria de moving frames para resolver equações diferenciais que são de interesse em problemas de dinâmica de corpos rígidos e não-rígidos, em especial em problemas de vinculação não-holônoma. Com o conhecimento de simetrias de Lie, pôde-se aplicar na teoria de moving frames para se obter a ação de um grupo prolongado e obter soluções analíticas de problemas de vinculação não-holônoma. Por fim, um dos objetivos foi o de popularizar e tornar acessível o conceito de moving frames.