"Gênero e Literatura na Amazônia": Colóquio propõe diálogo sobre os saberes locais, pluralidade e respeito às diferenças

• Publicado: Quarta, 27 de Outubro de 2021, 16h08
  • Última atualização em Quarta, 27 de Outubro de 2021, 16h23

Coloquio generoEstabelecer um diálogo entre os saberes locais, regionais e nacionais por meio da investigação científica e da interdisciplinaridade com áreas afins. Este é o propósito do 1º Colóquio de Gênero e Literatura na Amazônia, evento que irá debater, sob a ótica da pluralidade e do respeito às diferenças, a diversidade de fronteiras e de culturas existentes no espaço amazônico.

Na programação, estão previstas palestras, rodas de conversa, apresentação de trabalho e atividades culturais. Essas atividades visam promover a discussão sobre a pesquisa, a extensão e o ensino nas áreas de Literatura, Cultura, Sociedade e Gênero junto à comunidade acadêmica da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), pesquisadores de outras instituições de Ensino Superior e docentes da Educação Básica.

Esta proposta é uma iniciativa dos Grupos de Pesquisas centrados nos estudos sobre literatura e gênero da Unifesspa. São eles: Grupo de Estudos e Pesquisas Escritoras Paraenses (GEPEPs), vinculado ao Instituto de Estudos do Xingu (IEX), e Grupo de Estudos Mulheres, Emancipações e Literaturas (GMELLS), do Instituto de Ciências Humanas (ICH).

Considerando as restrições sanitárias impostas pela pandemia, o Colóquio ocorrerá no formato on-line, nos dias 11 e 12 de novembro, pela página do Gmells no  Facebook (https://www.facebook.com/gmells.literaturas.1/). Já as atividades da modalidade Comunicação Oral (Resumo Expandido e Relato de Experiência de Pesquisa e de Extensão Pedagógicas nas Escolas) serão transmitidas pelo Google Meet.

As inscrições para participação como ouvinte ou para apresentação de trabalhos devem ser feitas pelo site do evento, no período de 15/10 a 05/11. Haverá certificação de 12 horas aos participantes. Em caso de dúvidas sobre as normas de envio de trabalhos, entrar em contato através dos seguintes e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Mais informações no site https://unifesspa.wixsite.com/gmells-gepeps

Programação:

11 de novembro de 2021

18h - Palestra de Abertura

Escritoras Paraenses na Escola: enfoque científico na educação básica

Profa. Dra. Eunice Ferreira dos Santos.

Mediadora: Edimara Ferreira Santos

12 de novembro de 2021

Tarde – 15h até 17h

Apresentação de trabalhos nos GTs