JEPE: Abertura da Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão conta com palestra do renomado professor Pedro Demo falando sobre os desafios da graduação
A quarta edição da Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão começou na última terça-feira (9) e acontece durante quatro dias com o tema geral “Os desafios do ensino, pesquisa e extensão na educação contemporânea”. A cada dois anos as três pró-reitorias finalísticas da Unifesspa organiza essa e cada pró-reitoria que são: Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (PROPIT) e Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEX) promove seu evento individual promovendo apresentação de trabalhos artísticos e científicos de alunos da Unifesspa, bolsistas da instituição.
Assista a transmissão completa.
A abertura foi iniciada por servidores da Proex, mediada por Bárbara Ranke. A coordenadora de cultura da PROEX Claudiana Guido contribuiu com a mesa e de abertura falando sobre a cultura na vida dos estudantes, disse ela: “a gente tem como premissa que a cultura constitui como elemento indissociável a esse tripé que nos sustenta como universidade, aos pilares que consolidam o ensino público brasileiro”.As Atrações culturais foram focadas nas artes visuais e música, o Professor Gil Vieira Costa é o curador responsável pela exposição Sala de Espelhos onde cinco alunos do curso de Artes Visuais estão expondo seus trabalhos de pesquisa dentro de seus próprios interesses. Visite a sala de espelho. Também contamos com a apresentação do cantor Jorginho Ropha, contagiando a abertura com sua música.
O reitor da Unifesspa Prof. Dr. Francisco Ribeiro trouxe uma fala de agradecimento a todos os servidores das pró-reitorias responsáveis pela organização do evento e falou sobre a importância dos projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão na vida dos estudantes, ele afirmou que a iniciação científica ajuda na vida acadêmica até mesmo a chegar no mestrado e ele mesmo é um exemplo disso. Em seguida a Vice Reitora Profa. Lucelia Cavalcante também trouxe sua fala agradecimento e sobre a importância de se manter os projetos de ensino, pesquisa e extensão. Outros servidores participaram da abertura, coordenadores da Proex, Proeg e Propit representando e promovendo seus eventos individuais.
O convidado especial para a mesa de abertura foi o Prof. Dr. Pedro Demo, docente titular aposentado do Departamento de Sociologia e docente do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Universidade de Brasília (UnB), muito aclamado e já publicou mais de 100 livros, falou sobre os desafios enfrentados na graduação. O professor falou como é essencial colocar a aprendizagem do estudante como o centro da universidade e também a extensão e pesquisa, não como algo a mais e sim como uma junção à aprendizagem, “conhecer para mudar, mudar para aprender” disse o professor, continuou dizendo que pesquisa tem duas razões: produzir conhecimento e aprender com o autor, “hoje em dia a gente não gosta de universidade que apenas transmite conhecimento porque isso é de outra época, só transmitir conhecimento não resolve nada, tenho que produzir conhecimento, temos que ser autores do nosso conhecimento porque também queremos uma cidadania que sabe pensar, uma cidadania que tem pernas próprias”, afirmou o Professor Pedro.
A programação do JEPE continua com várias apresentações de trabalhos e oficinas através do Google Meet por alunos bolsistas de pesquisa e extensão da Unifesspa. No encerramento a novidade é a apresentação da banda marabaense LUI. Veja a programação completa no site do JEPE: www.unifsspa.jepe.edu.br
Redes Sociais