De volta à Unifesspa: emoção e expectativa dos servidores administrativos no retorno ao trabalho presencial

• Publicado: Terça, 16 de Novembro de 2021, 17h55
  • Última atualização em Terça, 16 de Novembro de 2021, 18h12

recepção1As salas e corredores dos prédios da Unifesspa nos cinco campi instalados no sul e sudeste do Pará começaram a ficar mais movimentados na manhã desta terça-feira (16). Depois de 20 meses em trabalho remoto, por causa da pandemia da covid-19, grande parte dos servidores retornaram ao trabalho presencial, num momento marcado por emoção e expectativa.

Os ambientes, que até então estavam vazios ou pouco ocupados, foram ganhando movimento e alegria. A cada reencontro, novos sentimentos e sensações, além da certeza de que todos os desafios enfrentados valeram a pena e continuam.

Durante a recepção aos servidores, organizado pela Divisão de Saúde e Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (DSQV/Progep), com música instrumental ao vivo e entrega de mimos, muitos ficaram emocionados ao relembrar tantas situações difíceis enfrentadas. Para o professor Roberson Casarin, que é diretor do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas (Iesb), o retorno gradual à Unifesspa representa um momento de esperança.

“São muitos sentimentos juntos, mas o primeiro foi de emoção. Estou esperançoso para o retorno total, inclusive dos nossos alunos. Estamos seguindo os protocolos e voltar aos poucos, como estamos fazendo agora, vai nos ajudar na adaptação e reorganização. A recepção foi linda, um perfeito bem-vindo novamente”, declarou.

Com tantas realidades distintas, o retorno ao trabalho presencial gera sentimentos diversos. Apesar de muitos terem sofrido com o acúmulo de tarefas em casa, tentando conciliar a rotina de trabalho com a vida doméstica, muitos conseguiram se adaptar bem ao home office e o momento agora é de readaptação.

rcepção2Durante a pandemia, a servidora Pollianni Leão conseguiu manter um ótimo desempenho trabalhando em casa. “Eu consegui me adaptar bem ao trabalho remoto e agora o desafio é de readaptação no retorno presencial, mas graças a Deus tenho muita facilidade em me adaptar. A pandemia foi um momento difícil, mas também foi tempo de muito aprendizado. Nesse tempo, cuidei bem da saúde física e mental”, comentou.

Na manhã desta terça (16), depois de quase dois anos longe da rotina de viagens de campo, o professor Jerônimo Silva fez um teste rápido de Covid-19 na Unifesspa e com resultado negativo seguiu entusiasmado para uma atividade junto às comunidades indígenas do município de Itupiranga. “Esse momento é um divisor de águas. Estamos retomando as atividades presenciais junto às comunidades tradicionais e isso é motivo de grande entusiasmo. Embora a universidade tenha continuado o seu apoio institucional durante todo esse tempo de pandemia, a presença em campo tem um impacto diferente. Estamos muito felizes”, comemorou.

Com a maioria dos servidores imunizados com a segunda dose da vacina, o número de casos da covid-19 sendo reduzidos, os servidores começam, aos poucos, a voltar à rotina. Ainda que para a maioria o retorno ao trabalho presencial seja considerado um momento muito aguardado, a situação requer atenção e cuidado por parte das equipes e suas chefias.

“Retomar o convívio diário com os colegas de trabalho é muito saudável e importante para a nossa saúde mental, mas nem todos vivem a mesma experiência.  Nesse contexto, sintomas emocionais podem surgir. Nesse sentido, vale apostar em todas as estratégias de regulação emocional que funcionam para você, como: ouvir músicas relaxantes, fazer exercícios de respiração, meditar ou dar uma pausa e caminhar. Falar com o seu gestor também é um caminho, até para que ele ou ela esteja ciente e possa auxiliar da forma como for possível. E se entender que não está funcionando, procure ajuda profissional”, orienta a psicóloga da DSQV, Poliana Ferreira.

A recepção aos servidores aconteceu durante a manhã nas três unidades do Campus de Marabá e contou com apresentação do músico Walkimar Amorim. Ações semelhantes estão sendo realizadas nos demais campi da Unifesspa. Durante o retorno, os servidores devem continuar tomando todas as medidas de prevenção: manter o distanciamento físico, manter o local de trabalho bem arejado, higienizar sempre as mãos e as superfícies com álcool em gel ou água e sabão e utilizar máscaras.

Texto: Laena Antunes