Orgulho: Egressos do curso de Licenciatura em Matemática do IEA são aprovados em programa de mestrado
Os estudantes Gabriel Costa Dourado e Victória Caroline do Nascimento Luz, respectivamente da primeira e segunda turma do curso de Licenciatura em Matemática do IEA, foram aprovados no curso mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Unifesspa.
Natural de Santana do Araguaia (PA), filho de agricultores, nascido e criado na zona rural, Gabriel é o primeiro dos três irmãos a concluir o curso superior e a ingressar no mestrado. Atualmente, é professor concursado da Prefeitura Municipal de Santana do Araguaia. “Sinto uma responsabilidade, ao ver que de fato sou um produto de todos os esforços e anseios do Instituto de Engenharia do Araguaia. Discente da primeira turma de Licenciatura em Matemática, hoje já contribuo com a educação deste município, com aquilo que de melhor aprendi na minha graduação”, diz.
O acadêmico também pontuou suas expectativas para vida acadêmica “Ter a oportunidade de cursar o Mestrado também na Unifesspa, me enche de esperança em saber e ver que essa Universidade se firma como ferramenta de formação gratuita e com qualidade em nossa região. Minhas expectativas para o mestrado é aproveitar ao máximo esses dois anos, com as suas inúmeras experiências e desafios que certamente surgirão. Por fim, quero ser um exemplo bem-sucedido, para inspirar outras pessoas da região e desbravar as incríveis possibilidades da pós-graduação. Já estou ansioso pra Unifesspa criar um Doutorado na área, será minha próxima meta", afirmou.
“Desde que conheço o Gabriel, ele se mostrou um rapaz gentil, responsável e comprometido com a formação profissional. Fico muito feliz com o sucesso dele e vejo com satisfação como a Unifesspa tem mudado a vida de muitos de nossos estudantes, alguns deles aprovados em concurso público e outros seguindo a vida acadêmica nos cursos de pós-graduação”, declarou Cecilia Orellana Castro, orientadora do trabalho de conclusão de curso.
A jovem Victória, oriunda também de escola pública em Santana do Araguaia (PA), ingressou na Universidade em 2015 e, foi no segundo ano da graduação, que começou a atuar em projetos de pesquisa, sendo o projeto “Tradução da Linguagem Matemática: um estudo a partir do modelo referencial da linguagem para alunos surdos” sobre a orientação do prof. Dr. Walber Christiano Lima da Costa, sua primeira experiência, desde então continuou atuando em projetos de pesquisas até o final da sua graduação.
A nova mestranda, reforçou o compromisso da Universidade em proporcionar o acesso à educação e de dar a possibilidade de continuar seus estudos “O IEA foi muito importante nesse processo, pois foi por meio dele, de seus professores, coordenadores e toda equipe que meus horizontes com relação à pesquisa e o que mais poderia ser estudado foi ampliado. Sou muito grata a Deus pela oportunidade de ter sido graduada em uma Universidade pública e de qualidade".
*Com informações do IEA/Unifesspa
Redes Sociais