Aberta chamada para publicação na coletânea "Natureza, Sociedade e outras Economias: reflexões sobre gestão territorial e sustentabilidade"
O desenvolvimento das forças produtivas pelo capital tem promovido transformações nas relações sociedade-natureza, implicando em diferentes conflitos socioambientais que afetam, principalmente, as inúmeras populações que passam por diversos processos de violências e exclusões em seus diferentes aspectos. Comunidades tradicionais, povos indígenas e assentamentos rurais são impactados pela expansão de fronteiras de mercado que priorizam a produção em larga escala.
A carência de políticas públicas mais efetivas e comprometidas com a redução das desigualdades sociais ou um direcionamento que tende à concentração entre grupos já mais favorecidos, são fatores que dificultam as condições de melhoria de vida das populações mais vulneráveis.
A obra “Natureza, Sociedade e outras Economias: reflexões sobre gestão territorial e sustentabilidade”, integra a Série Diálogos Críticos Procad/AM–CAPES no âmbito do projeto “Estado e Políticas Sociais na Amazônia: diálogos críticos sobre apropriação de territórios e recursos naturais, mobilidades humanas e desestruturação de sistemas de conhecimento”, desenvolvido em parceria pelos programas de pós-graduação: PDTSA/Unifesspa; PPGSOF/UFRR; PPGPS/UENF.
Neste contexto, esta proposta tem como objetivo apresentar referenciais teóricos e conceituais, bem como análises de conjuntura e estudos de caso que apontem possibilidades reflexivas de gestão territorial e sustentabilidade como práticas alternativas de produção e perspectivas inovadoras de outras formas de Economia. Ademais, indicar processos de violências e exclusões pelos quais passam as populações mais vulneráveis, lumiando os efeitos da expansão do mercado, seus impactos e as inúmeras formas de resistências.
Assim, nesta proposta, destacam-se como eixos temáticos estruturantes da publicação os seguintes pontos prioritários: 1) Conflitos socioambientais e seus impactos territoriais; 2) Gestão Territorial e economia local-regional; 3) Sustentabilidades no contexto das políticas sociais aos saberes da terra; 4) Processos de expropriação e dinâmicas de resistências; 5) Sustentabilidade socioeconômica, ambiental e cultural de comunidades tradicionais e povos indígenas; 6) Formas de mercados, esquemas de trocas e outras expressões sociais que envolvem as circulações de produtos e serviços; 7) Abordagens teóricas e epistemológicas como Agroecologia, Nova Sociologia Econômica; Economia Institucional Original, Economia Ecológica, entre outras matrizes heterodoxas.
NORMAS PARA A SUBMISSÃO DOS ARTIGOS
- Ao submeterem os trabalhos, os autores declaram estar cientes da presente chamada, e que os artigos submetidos são inéditos e não estão sob avaliação de pareceristas de capítulos de livros, periódicos científicos, revistas acadêmicas e de outros tipos de publicação.
- Será permitida a submissão de, no máximo, 2 (dois) artigos por autor;
- Só serão aceitos artigos com, no mínimo, 2 (dois) e, no máximo, 4 (quatro) autores.
- Pelo menos 1 dos autores/coautores deve ter o título de doutor.
- O artigo deve conter entre 12 (doze) e 20 (vinte) páginas, incluindo as Referências, Anexos, Apêndices, entre outros.
- O artigo deve estar apenas na Língua Portuguesa.
- A revisão gramatical do artigo é de responsabilidade dos autores.
- Os artigos devem incluir as seguintes seções: 1) Introdução; 2) Desenvolvimento, 4) Considerações finais ou conclusão e 5) Referências. Pode incluir subtítulos.
- A formatação dos artigos deve conter letras no tamanho 12, Times New Roman, espaçamento de 1,5 entrelinhas, alinhamento justificado em folha de tamanho A4, margens superior e esquerda de 3cm e margens inferior e direita de 2cm.
- Havendo a apresentação de quadros, gráficos e imagens nos artigos submetidos, estes deverão estar com boa resolução, evitando perda de informações nos itens apresentados.
- Para apresentação dos artigos, os autores devem utilizar as Normas da ABNT para as citações, referências internas e externa.
- Os interessados devem encaminhar os artigos para todos os seguintes e-mails: (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), em que conste o tema da coletânea no assunto do e-mail, e com 03 (três) arquivos em formato Word, na seguinte composição:
1º) Arquivo intitulado com o nome dos autores na primeira página, e nota de rodapé em que contenha um currículo resumido de até 6 (seis) linhas o e-mail dos autores;
2º) Arquivo sem identificação dos autores, na primeira ou em quaisquer páginas. No momento de salvar para enviar a última versão deste arquivo as propriedades e informações pessoais devem ser devidamente removidas.
3º) Arquivo com o Resumo do artigo entre 150 e 250 palavras, além de uma lista com até 10 (dez) palavras, para constar no índice remissivo.
- Os artigos sem identificação de autoria serão avaliados por pareceristas convidados, cujos nomes serão mantidos em sigilo.
- O Comitê Científico do livro será composto por professores (as)/pareceristas que integram o PROCAD – AM (PDTSA, PPGSOF, PPGPS), além de outros especialistas nos temas.
- Os Organizadores também podem submeter artigos para a seleção do presente edital.
CRONOGRAMA
Atividade |
Período |
- Lançamento da chamada para a submissão dos artigos |
17 de janeiro o de 2022 |
- Período de Submissão dos artigos |
de 22 de janeiro a 22 de abril de 2022 |
- Análise inicial (Desk view) pelos organizadores |
até 29 de abril de 2022 |
- Avaliação pelos pares (Comitê Científico) |
até 17 de junho de 2022 |
– Divulgação dos trabalhos aceitos (via e-mail dos autores correspondentes) |
20 de junho de 2022 |
- Revisão dos artigos pelos autores |
até 04 de julho de 2022 |
- Estruturação do livro pelos organizadores |
até 29 de julho de 2022 |
- Diagramação/editoração do livro |
até 31 de agosto de 2022 |
- Previsão de publicação e lançamento do livro eletrônico (e-book) |
até outubro de 2022 |
Fonte: Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA).
Redes Sociais