Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Unifesspa oferta mais de 300 bolsas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Assuntos Estudantis

  • Publicado: Terça, 08 de Fevereiro de 2022, 17h37
  • Última atualização em Quarta, 09 de Fevereiro de 2022, 18h27
  • Acessos: 980

banner editais

A universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará está com diversos editais de ensino, pesquisa e extensão e assuntos estudantis abertos. São oportunidade para docentes, técnicos administrativos e discentes, com disponibilidade total de 321 bolsas.

Confira os editais:

Bolsas de pesquisa

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI)

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) têm o objetivo de despertar vocação cientifica e incentivar talentos potenciais entre discentes de graduação, mediante sua participação em projetos de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico e inovação, coordenador por docentes ou técnicos administrativos. São 42 bolsas para o PIBIC e 10 para o PIBITI. As submissões seguem até dia 4 de março.

 

Bolsas de Extensão e Assuntos Estudantis

Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX)

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEX), por meio da Diretoria de Extensão e Ação Intercultural (DEXT) e de sua Divisão de Extensão (DIEX) está com inscrições abertas para o PIBEX - programas, com oferta de 40 vagas de bolsas de extensão. Também há mais 60 vagas de bolsas de extensão do PIBEX – Projetos. Podem submeter propostas Docentes e Técnicos Administrativos com nível superior, conforme as regras do edital. A bolsas atenderão a alunos. O objetivo é apoiar a inserção da dimensão acadêmica da extensão na formação de discentes e na construção do conhecimento, com propósito de construir na universidade um espaço de formação intercultural e de promoção da pluralidade cultural e epistemológica e também apoiar praticas extensionistas, preferencialmente interdisciplinares. Submissões até 21 de fevereiro.

Programa de Inclusão Digital (PID)

Também estão abertas, até dia 13 de fevereiro, as inscrições para o Programa de Inclusão Digital (PID) com oferta de seis vagas de bolsas de extensão e formação de cadastro de reserva. O objetivo é oportunizar a comunidade de Marabá́ e região circunvizinha o acesso a noções de informática e novas tecnologias bem como o ensino básico e avançado de informática para adolescentes, jovens e adultos de comunidades em vulnerabilidade socioeconômica, garantindo-lhes aprendizagem de qualidade e cidadania pela via da inclusão digital.

Programa de Arte, Cultura e Educação

O Programa Arte, Cultura e Educação oferta seis vagas de bolsas de extensão com formação de cadastro de reserva, conforme as regras estabelecidas no edital. O objetivo é fomentar ações de cunho artístico-cultural e comunicacional, que visam promover no âmbito da comunidade acadêmica e de outros setores da sociedade a expressão artístico-cultural nas diversas linguagens e proporcionar vivências de experiências estético-criativas, artístico-críticas, educativas e comunicacionais voltadas à formação dos sujeitos. Inscrições até 18 de fevereiro.

Programa Clube de Ciências

O Programa Clube de Ciências oferta quatro bolsas de extensão e formação de cadastro de reserva. O programa destina-se a apoiar as atividades do Programa Clube de Ciências, contribuindo para a alfabetização científica de alunos do ensino fundamental por meio de experiências socioeducativas, estreitando a relação da universidade com outros setores da sociedade por meio da promoção e difusão do conhecimento científico e contribuindo para a popularização da Ciência e da Tecnologia na Educação Básica, além de incentivar a prática docente entre os alunos de licenciatura. Prazo para inscrições segue até 13 de fevereiro.

BIOFERTIGÁS – Tecnologia Social e Sustentabilidade na Amazônia

O Programa BIOFERTIGÁS também oferta 4 bolsas e extensão e formação de cadastro de reserva. O Programa BIOFERTIGÁS trabalha para promover a conscientização para uma Amazônia sustentável e tem como objetivo produzir biofertilizantes e socializar o manejo de biogás por meio da implantação de biodigestores em pequenas propriedades rurais, democratizando o acesso dos agricultores locais às tecnologias sociais. Inscrições até 13 de fevereiro.

Centro de Referência em Estudos, Pesquisa e Extensão sobre a historia e memoria da região Sul e Sudeste do Pará (CRHM)

O Programa Centro De Referência em Estudos, Pesquisa e Extensão sobre a História e Memória da Região Sul e Sudeste do Pará (CRHM) conta com oferta de quatro bolsas de extensão e formação de cadastro de reserva. As inscrições também seguem até dia 13 de fevereiro. O Programa Centro De Referência em Estudos, Pesquisa e Extensão objetiva desenvolver ações de preservação do acervo de documentos judiciários, visando resgatar a história dos processos sociais que interferiram na constituição dos espaços urbanos citadinos, bem como a memória da experiência histórica vivenciada por múltiplos grupos sociais que não costumam ser contemplados nas documentações oficiais oriundas de fontes governamentais e impressas.

Programa de Bolsa Permanência – MEC

O Ministério da Educação (MEC) a Portaria nº 42/2022/MEC, que dispõe sobre a abertura de novas inscrições no Programa de Bolsa Permanência (PBP/MEC) no ano de 2022, para estudantes indígenas e quilombolas matriculados em cursos de graduação presencial ofertados por instituições federais de ensino superior (Ifes). Inscrições até 28 de fevereiro.

 

Bolsas de Ensino

Programa Monitoria Geral

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) torna público o edital do Programa De Monitoria Geral para o desenvolvimento de atividades de monitoria nos cursos de graduação durante o ano letivo de 2022. São 84 bolsas distribuídas entre os campi da Unifesspa. O Programa tem o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem através de projetos que envolvam discentes de cursos de graduação na execução de atividades de caráter didático-pedagógico vinculadas a componentes curriculares. Submissões até 14 de fevereiro.

Programa Monitoria Para Disciplinas Práticas em Laboratórios de Ensino

Segue aberto, até 14 de fevereiro, o edital para participação no Programa Monitoria para Disciplinas Práticas em Laboratórios de Ensino para o desenvolvimento de atividades de monitoria nos cursos de graduação da Unifesspa durante o ano letivo de 2022, com oferta de bolsas de apoio pedagógico. São 42 bolsas distribuídas entre os campi da Unifesspa para auxilio em aulas de laboratório.

Programa de Apoio a Discentes Ingressantes (PADI)

Está público o edital do Programa de Apoio a Discentes Ingressantes também até 14 de fevereiro. O PADI destina-se a auxiliar, preferencialmente, discentes ingressantes dos anos 2021 e 2022 e àqueles reprovados nas disciplinas básicas curriculares dos cursos de graduação, alguns dos objetivos são: apoiar ações de projetos de ensino que visem contribuir para a redução dos índices de reprovação, retenção e evasão na Unifesspa e proporcionar suporte, via ação dos projetos, no sentido de minimizar deficiências de conhecimentos básicos necessários às disciplinas bases dos cursos de graduação. O PADI concederá 13 vagas para bolsistas. Submissões até 14 de fevereiro.

Programa de Apoio a Laboratórios de Ensino (PROLAB)

Também está aberto, até 14 de fevereiro, o edital do Programa de Apoio a Laboratórios de Ensino (PROLAB) com vistas a selecionar projetos de ensino que ofereçam suporte às atividades acadêmicas desenvolvidas em laboratórios de ensino que subsidiem a realização de atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão. O apoio fornecido aos projetos neste Programa será feito por meio da concessão de bolsa de apoio pedagógico a ser disponibilizada a estudantes dos cursos de graduação da Unifesspa, para atuação nos projetos selecionados no ano 2022, serão oferecidas 14 vagas para bolsistas.

Programa de Apoio a Inclusão de Discentes com Deficiência (PAIDD)

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) e Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (NAIA) selecionam bolsistas para atuação no âmbito do Programa de Apoio a Inclusão de Discentes com Deficiência. As inscrições ficam abertas até 16 de fevereiro. O PAIDD será desenvolvido por meio da seleção/atuação de discentes apoiadores que assumirão atividades junto à discentes com deficiência da Unifesspa, respeitando-se as peculiaridades e necessidades educacionais específicas destes últimos e outras demandas pedagógicas. O programa concederá cinco vagas para bolsistas.

Programa de Apoio ao Indígena (Paind)

O Programa de Apoio ao Indígena (Paind) seleciona projetos de ensino que ofereçam apoio a estudantes indígenas regularmente matriculados (as) na Unifesspa. O apoio aos projetos fornecidos neste Programa será feito por meio da concessão de bolsa de apoio pedagógico a ser disponibilizada a estudantes dos cursos de graduação da Unifesspa, para atuação nos projetos selecionados. O programa visa colaborar com o sucesso acadêmico dos(as) discentes Indígenas da Unifesspa, por meio do desenvolvimento de Projetos de Ensino que contribuam para melhorar a integração desses(as) discentes nas diversas atividades acadêmicas, bem como auxiliar na compreensão da nova comunidade na qual estarão inseridos e assim, cooperar para a permanência em seus cursos de graduação. Serão concedidas 12 bolsas. Submissões de projetos até 14 de fevereiro.

Programa de Apoio ao Quilombola (Paequi) 

Já o Programa de Apoio ao Quilombola (Paequi) seleciona, também até q4 de fevereiro, projetos de ensino que ofereçam apoio a estudantes quilombolas regularmente matriculados(as) na Unifesspa. O apoio aos projetos fornecido neste Programa será́ feito por meio da concessão de bolsa de apoio pedagógico a ser disponibilizada a estudantes dos cursos de graduação da Unifesspa, para atuação nos projetos selecionados. Serão 12 vagas para bolsistas que contribuam para melhorar a integração desses (as) discentes nas diversas atividades acadêmicas, bem como auxiliar na compreensão da nova comunidade na qual estarão inseridos e assim, cooperar para a permanência em seus cursos de graduação.

Fim do conteúdo da página