Unifesspa inicia implementação do sistema IPv6 para acesso mais rápido e seguro a serviços em rede
O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) deu início à implementação do Protocolo de Internet Versão 6 (IPv6) na rede de comunicação da Unifesspa. O IPv6 é a versão mais recente do Internet Protocol, mais conhecido por IP, que é o padrão utilizado na comunicação entre todos os serviços na internet e que se modernizou para suprir o esgotamento de endereços de internet da versão anterior.
O IPv6 é uma ação de infraestrutura na rede de comunicação. Nesse aspecto, o Ipv6 permitirá, por exemplo, uma melhora na forma que transmissões são realizadas, além de permitir a conexão de mais dispositivos. Esse serviço prepara a rede da Unifesspa para receber aplicações de Internet das Coisas, que é a interconexão entre outros objetos eletrônicos além de computadores. Além disso, o uso de IPv6 torna a experiência do usuário mais agradável, pois possibilita um acesso mais rápido a serviços em rede e traz mais segurança nas transmissões realizadas via rede. O IPv6 permite, ainda, a implantação de medidas mais modernas de proteção e melhora o uso de sistemas em aplicativos móveis, além de abrir portas para implementações de tecnologias futuras.
A partir destas adequações e melhorias no sistema, isso ajudará os indexadores de pesquisa, como o Google, a apresentar melhor o conteúdo gerado pelas faculdades e todas as unidades, visto que a Internet como um todo dá preferência ao tráfego via IPv6. O diretor do CTIC, prof. Diego Gomes, diz que a troca pelo IPv6 é como trocar um processador por outro mais moderno que permite trabalhar com mais tranquilidade. Esta ação foi desenvolvida pelo setor de redes do CTIC, em conjunto com as outras subunidades desse centro de tecnologia, e está prevista no planejamento do CTIC para os próximos anos, a fim de oferecer serviços de rede de internet cada vez melhores para a comunidade universitária da Unifesspa.
Redes Sociais