Relatório apresenta as experiências exitosas das universidades brasileiras no combate à pandemia da COVID-19

• Publicado: Sexta, 25 de Fevereiro de 2022, 12h43
  • Última atualização em Sexta, 25 de Fevereiro de 2022, 18h44

Experiências Exitosas de universidades Federais no enfrantamento da pandemia da COVID 19 2Desde o início da pandemia de Covid-19, as universidades federais brasileiras se apresentaram como um dos principais aliados da população no enfretamento ao novo coronavírus. A partir de então, todas as atividades destacadas na pesquisa foram acentuadas, sem, contudo, comprometer o desenvolvimento permanente de soluções para garantir ensino, pesquisa e extensão de qualidade a serviço do Brasil.

Inúmeras ações para o enfrentamento da pandemia de forma a proteger a comunidade acadêmica e a sociedade civil, uma vez que as universidades estão inseridas em todos os estados brasileiros, passaram a ser adotadas, num compromisso conjunto com a vida de todos os brasileiros.

A Andifes, Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, produziu um relatório e um repositório com todas as experiências exitosas de combate à pandemia desenvolvidas pelas IFES.

Acesse o Relatório Experiências Exitosas das Universidades Federais na Pandemia

Acesse o Repositório de Informações das Universidades Federais Relativas à Pandemia

Experiências da Unifesspa na pandemia

Teste tipo antígenoNa Unifesspa, desde que a pandemia foi declarada pela Organização Mundial da Saúde e todos os servidores, discentes e colaboradores terceirizados tiveram que ir para casa, as ações de segurança e combate foram iniciadas.

Algumas delas foram: Comitê de Acompanhamento da COVID-19, Comitê Científico de Monitoramento, Grupo de Trabalho de Biossegurança, Painel de Reflexão sobre a COVID-19, Comissão de Enfrentamento à COVID-19, (CEC). Além dos grupos, medidas como o Protocolo de Biossegurança, permanentemente atualizado, instruções normativas, portarias , campanhas informativas e parcerias com órgãos de governo foram efetivadas para garantir a proteção da comunidade, seja por meio de medidas preventivas, seja por meio de testagem.

O site acoescovid19.unifesspa.edu.br está no ar até hoje e contém todos os detalhes sobre as ações institucionais realizadas.

Além de medidas acadêmicas e administrativas, editais de fomento a pesquisa e projetos de ensino, pesquisa e extensão sobre a COVID-19 foram e ainda estão sendo realizados no âmbito da Unifesspa. “É papel das universidades públicas atender ao interesse público. Ninguém estava preparado para uma pandemia. Mas, a ciência feita nas universidades públicas deram e ainda estão dando as respostas que o Brasil e o mundo precisam, mesmo num cenário de enfraquecimento de recursos para as instituições”, afirma o reitor da Unifesspa, Francisco Ribeiro.

As atividades acadêmicas e administrativas da Unifesspa têm seguido estritamente o Protocolo de Biossegurança e consultado permanentemente a CEC. A partir dessas fundamentações, e dos dados sobre a pandemia na região, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) decidiu pelo retorno presencial das atividades acadêmicas desde o dia 3 de janeiro, para os cursos do período intensivo, e a partir do dia 7 de março para o regular.

O ingresso de qualquer pessoa na Unifesspa também está condicionado à comprovação de vacinação, de forma a garantir que a comunidade universitária esteja imunizada contra casos graves da doença, que ainda registra índices elevados. Outras medidas de prevenção permanecem vigentes, como uso de máscara, distanciamento físico e uso de álcool 70%.