Calourada marca acolhimento de estudantes e o retorno das atividades presenciais no polo de Canaã dos Carajás
O retorno das atividades presenciais do polo da Universidade Federal do Sul Sudeste do Pará (Unifesspa) em Canaã dos Carajás foi marcado por uma festiva recepção dos calouros (calourada), evento que transitou por diferentes lugares da cidade, levando atividades para os estudantes e população local. A calourada contou com a parceria da prefeitura, oficializada pela presença da prefeita Josemira Gadelha na mesa de abertura do evento.
A programação de abertura contou com uma mesa onde representantes de dentro e fora da universidade falaram sobre a importância da educação. Uma das convidados, a professora Flor, famosa por um vídeo que rodou o país em que comemora a aprovação de seus alunos na Unifesspa, contou como a educação mudou sua vida. “A universidade me deu a minha família que eu constitui aqui em Canaã dos Carajás. Quando você tem a possibilidade de crescer e ser visto como ser sujeito de direito e lutar pelo direito de outros seres, isso é maravilhoso. Então, que possamos fazer com responsabilidade o nosso trabalho profissional, o nosso trabalho como estudante e o nosso trabalho como ser humano”, disse.
A Secretária de Educação de Canaã dos Carajás, Roselma da Silva Feitosa Milani, iniciou sua fala saudando os estudantes calouros e veteranos. Roselma fez um agradecimento especial à professora Flor, pois um dos alunos aprovados dos quais a professora comemorou no vídeo era o filho dela. Ela agradeceu a prefeita pelo compromisso com investimentos em educação e por entender a educação como objeto de mudança social.
Em seguida, o professor Diego Macedo, diretor do Polo de Ensino Pesquisa, Extensão, Tecnologia e Inovação (Pepeti), falou emocionado sobre a chegada dos novos estudantes. “Emocionados ficamos em visualizar esse momento tão especial na vida de cada um de vocês”, afirmou. Macedo destacou, ainda, a conduta de investimentos em políticas públicas da prefeitura. “Isso tudo é fruto de políticas públicas de gestores que estão dedicados à educação de qualidade”.
Em seu pronunciamento, o reitor da Unifesspa, professor Francisco Ribeiro, ressaltou que a existência da universidade está ligada à existência do estudante e falou sobre a importância do projeto de levar a universidade para a cidade, que é parceria da prefeitura com a Unifesspa. “Educação significa oportunidade, qualidade de vida e esperança", pontuou. O reitor ainda deixou uma fala sobre como todo investimento em educação gera frutos que serão vistos no futuro influenciando a região, especificamente.
Já Josemira Gadelha fez uma fala contando sobre sua jornada e como a educação transformou sua vida. “Na condição de prefeita, eu quero dizer a vocês que carrego a bandeira da educação, fortaleço aqui no nosso município a nossa educação”, disse a prefeita que também fez um agradecimento a professora Flor pelo seu papel na educação. A programação da calourada contou com um trote ecológico feito pelos os estudantes, em que eles entregaram sementes no sinal de uma avenida importante da cidade. A programação também contou com atividades culturais promovidas pela Secretaria de Cultura.
Redes Sociais