​Transporte: Gestão e DCE discutem problemas e soluções a serem levados à Prefeitura e Câmara de Marabá

• Publicado: Quinta, 17 de Março de 2022, 11h04
  • Última atualização em Quinta, 17 de Março de 2022, 11h16

reunião transportes

Na manhã desta quarta-feira (16), integrantes da gestão da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) reuniram-se com representantes do Diretório Central dos Estudantes​ (DCE)​, na Cidade Universitária, para discutir a situação do transporte da comunidade acadêmica entre as unidades do Campus de Marabá. O objetivo dos debates foi convergir esforços para mapear os problemas e as possíveis soluções a serem solicitadas dos poderes públicos municipais na oferta do serviço.

No início da discussão, o titular da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), Lucas França, apresentou um histórico da pauta do transporte em Marabá, que remonta ao momento de criação da Unifesspa e ao processo de doação do terreno onde hoje está localizada a Unidade 3, no bairro Cidade Jardim.

“Desde que a Cidade Universitária começou a ser pensada, a pauta dos transportes foi colocada para​ a​ Prefeitura de Marabá. Por uma série de problemas, como a pandemia, nunca conseguimos uma solução efetiva com a gestão municipal para esta questão. Então, diante de nossa impossibilidade de manter os ônibus que faziam o transporte anteriormente, seja pela falta de recursos ou por impedimentos legais, estamos intensificando as negociações e pressões para garantir que nossa comunidade chegue e saia das Unidades com efetividade”.

Desde antes do início da pandemia da COVID-19, em março de 2020, a Unifesspa já vinha enfrentando impedimentos à manutenção dos ônibus próprios pelas limitações orçamentárias e pelo impedimento legal de comprar novos veículos para realizar transporte urbano. Dessa forma, os ônibus disponíveis passaram a ser utilizados somente para fins de viagens de campo e outras atividades de componentes curriculares.

O DCE apresentou os resultados preliminares de uma pesquisa realizada entre os estudantes e apontou as principais dificuldades enfrentadas, como os atrasos das linhas disponibilizadas pela empresa prestadora do serviço, o impacto no orçamento e a ausência de um bilhete único. “Nossos principais problemas são o choque no bolso​ e ​os horários não cumpridos, que fazem com que muitos alunos percam um tempo significativo das aulas. Além disso, a nossa pesquisa mostrou que o problema do transporte pode afetar a permanência dos alunos na Universidade”, destacou Maisa Carvalho.

O reitor, prof. Francisco Ribeiro, destacou a necessidade de uma articulação entre todas as categorias da comunidade acadêmica para unificar as demandas junto à Prefeitura de Marabá e à Comissão de Transportes da Câmara Municipal. “Precisamos consolidar nossa pauta, fazendo um levantamento de nossas necessidades e dialogar com o poder público já com as possíveis soluções, a partir da nossa experiência”.

A Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, profa. Lúcia Cavalcante, explicou, ainda, os detalhes do auxílio transporte. “Os alunos que, antes da pandemia, recebiam o auxílio, continuam recebendo integralmente. Agora, precisamos finalizar uma nova análise socioeconômica para atualizar os dados e propor nova distribuição dos recursos, com o orçamento que temos. A partir disso, podemos avaliar a possibilidade de implantar um auxílio transporte emergencial”.

reunião transportes dceComo encaminhamento, ficou definida a criação de um grupo de Trabalho de Transporte, que contenha representação da comunidade estudantil para acompanhar a implementação e a consolidação da rota universitária e das outras linhas de ônibus que atenda​m​ a comunidade da Unifesspa​. Adicionalmente, ficou pactuada​ ​a realização de ​uma nova reunião ​em que serão apresentadas as demandas levantadas pelas Faculdades e pelo DCE, a manutenção dos auxílios atuais e a possibilidade do auxílio emergencial​, além da proposta de uma audiência pública na Câmara Municipal de Marabá.

A gestão da Unifesspa comprometeu-se, ainda, a reforçar a solicitação à empresa prestadora do serviço de transporte da instalação de um ponto de emissão e recarga do VTM Card e do bilhete único nas dependências da Universidade. O objetivo é facilitar a emissão para os alunos e, com isso, diminuir o tempo de embarque e consequentes atrasos na saída dos ônibus devido à necessidade de uso de dinheiro em espécie.

Atualmente, três linhas de ônibus estão atendendo alunos e servidores da Unifesspa no deslocamento entre as unidades de Marabá e delas para outros bairros e núcleos da cidade. São elas: Rota Universitária, Cidade Jardim e Bela Vista. No total, são dezessete frequências diárias que partem ou terminam a rota em Unidades da Unifesspa, nos três turnos do dia: manhã, tarde e noite.

De janeiro a março, o transporte foi ofertado em caráter experimental, somente com a linha Rota Universitária. Com o início das aulas presenciais para os cursos regulares, duas alterações no serviço foram efetuadas para adequar o transporte às necessidades, como em horários de saída e chegada e novas linhas. A ideia é que novos ajustes sejam realizados a partir das sugestões formalizadas junto às faculdades e movimento estudantil.