Edital de apoio ao desenvolvimento de atividades de extensão divulga resultado provisório

• Publicado: Quinta, 17 de Março de 2022, 16h23
  • Última atualização em Quarta, 23 de Março de 2022, 10h18

Em convênio firmado entre o Governo do Estado do Pará, representado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (SECTET), a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) resultou no edital 03/2022, do Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional (IEDAR). O edital tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento de ações no âmbito da extensão universitária, dando ênfase na formação dos alunos e na inclusão social na mais diversas dimensões e na colaboração para a implementação de soluções de problemas social e regionalmente relevantes.

O espaço geográfico das regiões intermediárias de Redenção e Marabá, inclusive a região imediata de Tucuruí foi relevante para o edital. Uma vez que estudos desenvolvidos no âmbito da Unifesspa indicam que processos históricos, geográficos, sociais e econômicos constituíram uma miríade particular de relações e de práticas sociais que reúnem um espaço com problemas muito singulares: a região de Carajás. O edital também estabelece as ações de extensão que serão apoiadas, como: ações que apresentem soluções inovadoras para cinco problemas de base tecnológica enfrentados por empresas da região; ação que envolva a realização de oficinas interdisciplinares; ação voltada ao diagnóstico do fenômeno do espraiamento urbano e proposição de medidas de aprimoramento da organização do espaço urbano, entre outros.

O edital solicitando as propostas foi publicado no dia 10 de fevereiro, e ontem, 16 de março, foi divulgado a lista com a classificação provisória das propostas submetidas. A lista pode ser acessada no Portal de Editais da Unifesspa.