Proex realiza reunião com o coletivo indígena e quilombola da Unifesspa

• Publicado: Quinta, 17 de Março de 2022, 18h07
  • Última atualização em Quarta, 23 de Março de 2022, 10h16

Reuniao encontro indigenasNo último dia 16, a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) promoveu uma reunião com o coletivo indígena e quilombola da Unifesspa e comissão organizadora do Encontro Nacional de Estudantes Indígenas (ENEI) para apresentar o evento. Na ocasião, estudantes indígenas da Unifesspa pediram apoio da instituição para ir ao evento realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), dos dias 25 a 29 de julho de 2022. A reunião também contou com a participação de representantes da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (Proeg). Na oportunidade, também foram abordadas outras pautas de interesse ao coletivo indígena e quilombola.

Com a participação de alunos indígenas da Unicamp e da executiva nacional do ENEI, foi apresentada a programação do evento e solicitado o apoio para o deslocamento dos alunos indígenas para a participação no ENEI, que ocorrerá na cidade de Campinas (SP). Ficou combinado então, que a demanda vai ser formalizada com os nomes e os dias específicos de deslocamento e enviada à Proex, para que junto a Reitoria seja avaliada a possibilidade de fomento à ação.

A segunda pauta da reunião foi o pedido de apoio da junto ao MEC para a ampliar o número de vagas no Programa Bolsa Permanência do MEC (PBP-MEC) para estudantes indígenas e quilombolas. O PBP-MEC reabriu após dois anos a inscrição de novos alunos, mas foram ofertadas apenas 28 vagas. A Unifesspa informou ao Ministério da Educação (MEC) que a demanda em 2022 será de 311 vagas novas, mas até o momento, não teve resposta. Diante da situação, os acadêmicos expressaram sua preocupação com a situação e suas implicações para a evasão. Com a finalidade de dialogar e encontrar soluções para essa situação, gestores da Universidade estão em Brasília.

A terceira pauta abordada trata sobre estratégias institucionais para apoio a permanência desses estudantes. Entre as medidas adotadas, a Proex tem feito o acompanhamento dos alunos que estão em situação de grave vulnerabilidade socioeconômica e viabilizado o auxílio financeiro por meio de editais de auxílio emergencial. Além disso, articulações com outras instituições e/ou grupos que atuam na causa indígena têm sido feitas. Na próxima semana, serão iniciadas as articulações com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Marabá. A pró-reitoria também tem realizado reuniões com os coletivos destes estudantes e dado suporte para a realização das inscrições no PBP-MEC e discutido estratégias para que os 106 alunos que solicitaram inscrições no programa sejam atendidos.