Discentes do Instituto de Geociências e Engenharias colaram grau nesta quinta-feira (17)

• Publicado: Sexta, 18 de Março de 2022, 17h19
  • Última atualização em Quarta, 23 de Março de 2022, 10h12

A cerimônia de Colação de Grau do Instituto de Geociências e Engenharias (IGE) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) aconteceu na noite desta quinta-feira (17) pelo canal oficial da Unifesspa no Youtube. A patronesse das turmas foi a professora  Andréa de Lima Novais. O paraninfo foi o professor Adam Dreyton dos Santos.

O evento de ontem representou a realização de um sonho para vários estudantes de diferentes cursos, que foram distribuídos em quantitativo da seguinte forma: Engenharia Civil (3), Engenharia da Computação (2), Engenharia Elétrica (3), Engenharia de Materiais (2), Engenharia Mecânica (9), Engenharia Química (3), Geologia (4), Sistemas de Informação (10).

IGE-_Colação.jpeg

Débora IGENa ocasião estiveram presentes o Reitor da Unifesspa, Francisco Ribeiro; o  vice-prefeito de Marabá, Luciano Lopes Dias; o pró-reitor de ensino de graduação (Proeg), Denilson Costa; o diretor geral do IGE, José Elisandro; o coordenador do curso de Engenharia Civil, Saymon Henrique Santana; o coordenador do curso de Engenharia da Computação, Elton Rafael Alves; o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Diorge Lima; o coordenador do curso de Engenharia de Materiais, Gustavo Figueira; a coordenadora do curso de Engenharia Mecânica, Edilma Oliveira; a coordenadora do curso de Engenharia Química, Suélen Maria de Amorim; o coordenador do curso de Geologia, Leonardo Brasil; a coordenadora do curso de Sistemas de Informação, Zenaide da Silva; a coordenadora de Assuntos Acadêmicos e Pedagógicos do IGE, Suzana Bentes.

Para o diretor geral do IGE,  José Elisandro de Andrade, os novos profissionais irão ajudar a impulsionar o desenvolvimento e qualidade de vida das pessoas da nossa região. Ao todo ontem 36 novos profissionais concluíram o ensino superior em diferentes áreas de atuação.

A recém formada, Débora Cristina Gonçalves, veio de Belém para Marabá em busca do sonho de ser engenheira mecânica, e realizou isso por meio do ensino de graduação ofertado na Unifesspa. A nova engenheira conta que a solenidade de ontem foi uma mistura de alívio por ter acabado essa fase (período de graduação) e ao mesmo tempo um pouco frustração por o evento não ter sido de forma tradicional, presencial. “Esse momento era muito esperado por mim e por minha família”. A colação aconteceu em formato online por conta da pandemia.

Quanto às expectativas para o futuro, Débora explica que pretende continuar em crescimento profissional, se qualificando constantemente, com cursos, especialização e aprimoramento para atuar na área da manutenção mecânica. “Pra mim, a educação abre muitas portas na vida, quanto mais qualificação você tem, mais chances você terá de viver uma vida melhor e mais confortável”, informou.

O novo engenheiro mecânico, Francisco Artur da Silva, da turma de 2016, conta como foi a experiência daArthur IGE colação de grau que aconteceu ontem. “É muito gratificante, ter a certeza que é capaz de vencer depois de ter encarado tanta dificuldade, é muito emocionante”, pontuou.

Sobre a expectativa para o futuro, Arthur explica que deseja conseguir viver pela profissão de engenheiro que eu tanto estudou e se dedicou e que acredita que o ensino traz muitas oportunidades. “O ensino por si já faz a parte dele, claro que algumas pessoas têm mais dificuldade que outras, mas é dever de cada um criar ou aproveitar suas oportunidades”, ponderou.