Trabalhos apresentados no VII Seminário de Iniciação Científica são disponibilizados em formato de e-book

• Publicado: Sexta, 25 de Março de 2022, 16h45
  • Última atualização em Terça, 29 de Março de 2022, 15h44

ebook sic 2021No período de 09 e 12 de novembro de 2021 foi realizado o VII Seminário de Iniciação Cientifica (SIC), evento integrante da IV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Jepe) da Unifesspa. Neste mês de março, os trabalhos aprovados no seminário foram publicados e lançados no formato de e-book pela Pró-Reitoria Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit). São mais de 100 trabalhos publicados, escritos por discentes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e orientados por docentes.

O E-book é formatado anualmente como produto do seminário. O projeto é constituído por trabalhos que foram apoiados com bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) e também por trabalhos voluntários, como o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic) e Tecnológica (Pivit).

Entre os objetivos do E-book, estão divulgar os resultados dos trabalhos apresentados no Seminário de Iniciação Científica, que resultam dos projetos de iniciação científica e de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação. Serve também como prestação de contas para as agências de fomento que apoiam os projetos com bolsas aos/às discentes, como Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fapespa e PNAES.

O e-book sempre é divulgado no site do Seminário de Iniciação Científica, pode ser acessado pelo endereço https://sic.unifesspa.edu.br/, neste site é possível encontrar todos outros os e-books lançados dos seminários anteriores, basta clicar em “Book dos Resumos”. O projeto é importante para divulgar para toda a comunidade acadêmica o que foi pesquisado, espera-se que todo público dentro da universidade seja atingido pois está público para todos que tiverem interesse em ler.

Os trabalhos publicados no livro digital estão separados em oito áreas, que são: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais e Aplicadas; Engenharias e Linguística, Letras e Artes. Um dos trabalhos publicados é o intitulado “A escola vai ao Palacete!! Guia Educativo: aprendendo e explorando o Museu Municipal Francisco Coelho”, oriundo do Pibic e produzido pelo graduando em História Wellington Pereira Mota, sob orientação do professor Geovanni Gomes Cabral.

O trabalho versou sobre a Educação Patrimonial e foi utilizado o Museu Francisco Coelho como ponto de apoio para o trabalho.  A pandemia fez com que desenvolvessem um Guia do Museu, que será lançado ainda nesse semestre para escolas públicas e outras que frequentam o espaço. O guia terá QR code para as pessoas poderem acessar do celular e percorrer alguns espaços do museu, com objetivo de facilitar atividades acadêmicas da educação básica.  A distribuição se dará no museu e nas futuras oficinas sobre Educação Patrimonial.

O autor Wellington Mota fala sobre a sensação de ter seu trabalho premiado como destaque. “Esse é meu primeiro trabalho publicado, sendo a continuidade da pesquisa que faço com o professor Geovanni. Foi uma surpresa muito grande a publicação pois, apesar da dedicação que colocamos na produção, no simpósio vi os trabalhos de vários outros colegas que estavam incríveis. Esse retorno me deu mais gás para continuar com a pesquisa e de acreditar mais em mim!”, disse

Leia o E-book.

Lista de organizadores e equipe técnica:

Profª. Drª. Gilmara Regina Lima Feio – Pró-Reitora da Propit

Profª. Drª. Anaiane Pereira Souza - Diretora de Pesquisa e Inovação