Parceria entre Unifesspa e Andifes permite mobilidade estudantil com diversas Universidades brasileiras
Você sabia que é possível estudar temporariamente, parte da sua graduação, em outra instituição? A mobilidade acadêmica é uma ótima oportunidade para a ampliação das redes de contato, dando continuidade aos estudos, além de permitir a experiência presencial em outra cidade, estado ou país. Entre os programas de mobilidade que a Unifesspa faz parte está o Programa da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) de Mobilidade Acadêmica Nacional, regido pela Instrução Normativa nº 02, de 04 de março de 2022.
O Programa é voltado aos estudantes de graduação, por meio de uma parceria Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (Arni) do qual a Unifesspa faz parte desde 2017. Para participar da mobilidade estudantil o discente deve ter concluído pelo menos 20% da carga horária de integralização do curso de origem, ter no máximo duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade e não pode estar no último ano de curso. Outros critérios podem ser consultados na Instrução Normativa nº 02, disponível no final desta matéria.
Entre as Universidades que os acadêmicos podem buscar mobilidade está a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a Universidade de Brasília (UnB) e várias outras que aderiram ao programa da ANDIFES. Para conhecer todas as instituições que e possível fazer mobilidade, basta consultar a relação que está disponível aqui.
O período que o estudante pode ficar em outra instituição, por meio da mobilidade acadêmica é de até dois semestres letivos, com possibilidade de prorrogação de um semestre letivo, desde que aprovado por ambas instituições envolvidas.
Caso você esteja interessado em participar da mobilidade estudantil fique atento as seguintes informações:
Como participar da mobilidade estudantil?
O primeiro, e mais importante passo é fazer a leitura da Instrução Normativa nº 02, de 04 de março de 2022 para conhecer o Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica Nacional. Com isso, o discente ficará ciente dos critérios e poderá analisar se está disposto a cumprir com as obrigações de participação. Em caso de dúvidas, poderá entrar em contato com a ARNI/Unifesspa.
Como creditar as matérias/disciplinas estudadas em outra instituição no meu curso de graduação da Unifesspa?
Por meio do Programa, as disciplinas que o estudante deseja aproveitar devem fazer parte do Plano de Estudos elaborado antes de sua ida à universidade para a mobilidade. Ao retornar à Unifesspa, o estudante apresentará o Histórico Acadêmico do período em mobilidade na instituição externa e, assim, as disciplinas serão aproveitadas no seu histórico na Unifesspa. Para mais informações sobre os procedimentos para creditar disciplinas, o interessado deve entrar com contato com o Centro de Registro e Controle Acadêmico (CRCA/Unifesspa).
Quais os benefícios da mobilidade estudantil?
Primordialmente, o maior benefício é estudar temporariamente em outra instituição o seu curso e ter uma visão mais ampla dos caminhos acadêmicos e profissionais. Além disso, é uma ótima oportunidade para a ampliação das redes de contato, visando a continuidade dos estudos em uma pós-graduação. Outra grande vantagem é a experiência presencial em outra cidade, estado ou país, absorvendo aspectos culturais e enriquecendo os estudos dos participantes.
Ficou interessado? Separamos alguns links relevantes que podem te ajudar a conhecer mais o assunto.
Página da ANDIFES | https://www.andifes.org.br/
Página do Programa ANDIFES | https://www.andifes.org.br/?page_id=63328
Página da ARNI | https://arni.unifesspa.edu.br/
IN 02/2022 | https://arni.unifesspa.edu.br/instru%C3%A7%C3%B5es-normativas.html
Anexos da IN | https://arni.unifesspa.edu.br/oportunidades-ari/407-andifes.html
Contatos da ARNI | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | (94) 2101-7143
Redes Sociais