Facom realiza ação com discentes em preparação para o ENADE 2022

• Publicado: Quinta, 31 de Março de 2022, 17h25
  • Última atualização em Sexta, 01 de Abril de 2022, 17h34

Aluna Estudando 1

A Faculdade de Comunicação (FACOM), do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) realizou nesta quarta, 30, uma conversa com os alunos do curso de Jornalismo, turmas 2018 e 2019, a fim de tirar dúvidas que existam em relação ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A avaliação testará o conhecimento dos estudantes no próximo dia 04 de abril, bem como o rendimento dos concluintes de cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação e o nível de conhecimento dos discentes em relação à realidade brasileira e mundial.

A prova será uma das diversas ações que a Facom está preparando para os discentes, a fim de prepará-los da forma mais adequada até o dia da realização do exame, que acontece no fim do ano. Segundo a professora Elaine Javorski, idealizadora da aão, existe um planejamento para o ano todo que contará com diversas atividades que irão auxiliar para o Enade, “a gente vai fazer uma espécie de preparação para que os discentes conheçam como é a prova e entendam, não só a prova, mas como é que é toda essa avaliação do ENADE. Então agora nós vamos fazer uma conversa com eles com os alunos para explicar tudo, e depois vamos aplicar a última prova que foi de 2018.” Após a aplicação desse simulado para os alunos, os professores pretendem identificar em qual ou quais áreas serão necessárias que eles trabalhem junto com os discentes até a realização da prova oficial, fazendo assim com que eles tenham um bom rendimento.

Uma das ações que já foi criada pensando nessa avaliação pela qual os alunos e o curso passarão, foi o Combo Cultural. O projeto tem como objetivo agregar mais para o repertório cultural dos alunos com dicas de filmes, livros, podcasts e museus virtuais. “A gente incluiu o combo cultural que vai ser uma nota e extra dada para aqueles alunos que lerem os livros, assistirem os filmes, ouvirem os podcasts e acessarem aos museus virtuais que forem recomendados. Isso vai ser feito para que eles criem um repertório cultural que pode agregar a preparação. Mesmo que o Enade não vá cobrar a questões culturais, mas ele pode falar sobre cinema ou sobre coisas podem estar envolvidos ali nas nos produtos culturais que a gente que a gente sugere”, afirma a docente.

Além disso, a mobilização não está sendo feita apenas para o Enade, afinal este ano o curso também será avaliado pelo Reconhecimento de Curso pela primeira vez. “É importante que a gente consiga atingir uma nota boa, e para isso tem que ter todo um cuidado anterior não é só chegar lá e fazer a prova. E isso que a gente tá querendo fazer também não é um cursinho, mas uma preparação pensando a partir dos pontos fracos dos alunos e tentando trabalhar neles para que a gente tenha uma boa nota e que isso valorize o curso e os alunos que estão aqui”, finaliza a professora.