Estudantes e pesquisadores podem se inscrever para capacitação sobre patrimônio genético e conhecimento tradicional
A partir do dia 4 de abril, estarão abertas as inscrições para a capacitação “Boas práticas para as pesquisas que acessam patrimônio genético e Conhecimento Tradicional Associado (Lei 13.123/2015)”. A formação é destinada aos envolvidos em pesquisas que acessam informação genética e conhecimentos de povos e comunidades tradicionais da biodiversidade brasileira.
A iniciativa é realizada em parceria entre a Pró-Reitoria de Inovação Científica da Universidade Federal do Amazonas (PROTEC/UFAM), a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (PROPIT/Unifesspa) e dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) da Universidade Federal Rural da Amazônia (NIT/UFRA) e do Instituto Federal do Pará (NITT/PROPPG/IFPA) e o Instituto Escolhas.
Sete anos após a criação da Lei Federal nº 13.123/2015 – que regula atividades de pesquisa e desenvolvimento com o patrimônio genético (PG) de espécies da biodiversidade brasileira e dos conhecimentos tradicionais a ela associados (CTA) – muitos pesquisadores ainda têm dificuldade em interpretar os complexos conceitos do marco legal, atender as exigências de regulamentação de acesso a PG e CTA ou não sabem usar o SisGen.
Em que situações se deve cadastrar a pesquisa no Sistema? É possível enviar uma amostra do patrimônio genético para o exterior? Quando e como solicitar consentimento às comunidades tradicionais? Essas são algumas das dúvidas recorrentes, que acabam travando o desenvolvimento de pesquisas sobre a biodiversidade brasileira e seus usos.
Confira outros detalhes abaixo:
— A capacitação é inteiramente gratuita e acontecerá online, às terças-feiras do mês de maio (dias 03, 10, 17, 24 e 31), das 9h às 12h (horário de Brasília).
— As inscrições estarão abertas a partir de 4 de abril de 2022.
— O link para as inscrições será divulgado no site e redes sociais do Instituto Escolhas.
— 80% das vagas serão destinadas a pesquisadores e técnicos das IES da Amazônia Legal.
— A confirmação da vaga está condicionada à verificação da documentação enviada.
— A capacitação oferecerá certificado aos participantes.
Fonte: Instituto Escolhas e Propit/Unifesspa
Redes Sociais