Estudantes do curso de geologia realizam visitas técnicas em projetos de mineração

• Publicado: Quinta, 07 de Abril de 2022, 11h01
  • Última atualização em Sexta, 08 de Abril de 2022, 10h32

atividade geologia

Estudantes do curso de geologia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) realizam, nesta quarta-feira, dia 6 de abril, uma visita técnica, acompanhada de atividade campo, em projetos de mineração na cidade de Ourilândia do Norte (PA), distante há quase 400 km de Marabá. A programação faz parte da disciplina "Prática de Depósitos Minerais" e marca o retorno às atividades de campo do curso, suspensas devido à pandemia.

Na oportunidade, os acadêmicos foram recebidos por profissionais da geologia e puderam conhecer a rotina de atuação em projetos de mineração. Após, seguiram uma visita ao campo onde tiveram a oportunidade de verificar como ocorre a sondagem, processo de perfuração das rochas, que pode alcançar centenas de metros.

“Os alunos têm oportunidade de verificar diferentes estágios do projeto. Nesse caso, projeto Pantera de uma empresa que está explorando cobre”, explica o professor da disciplina Prof. Dr. José de Arimatéia Costa de Almeida. O professor destaca, ainda, que durante todas as atividades estão sendo seguidos todos os protocolos de biossegurança estabelecidos pela Unifesspa.

Para a estudante Camila Mota Gomes, do 8º período, a experiência tem sido bastante proveitosa. "Aqui nos deparamos com uma gama de áreas que a geologia pode proporcionar. Entre elas, está a geologia de exploração, que é marcada pelas fases de licenciamento de pesquisa mineral, coleta de amostras de sedimentos de correntes, amostragem de solo aliada ao mapeamento, geofísica e sondagem", conta.

Camila destaca, ainda, que conhecer a rotina de uma empresa e a execução dessas atividades tem grande relevância para os acadêmicos. "Gostaria de agradecer primeiramente ao empenho dos professores e também a Unifesspa por nos proporcionar vivenciar esses estágios de campo na Província Mineral de Carajás", afirma. A programação de visitas técnicas segue nesta quinta-feira (7) com outras atividades em projetos de mineração na cidade de Água Azul do Norte. Dessa vez, os alunos vão conhecer projeto relacionado a extração de minério de ouro.