I Jornada Surda do Sudeste Paraense trata da importância do uso e ensino de Libras

• Publicado: Quinta, 07 de Abril de 2022, 17h36
  • Última atualização em Sexta, 08 de Abril de 2022, 10h34

I jornada surda sudeste paraense

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) se prepara para a primeira edição da "Jornada Surda Paraense", que ocorrerá nos dias 11 e 12 de abril. O objetivo da jornada é levar discussões para o público acadêmico e outros interessados sobre inclusão socioeducacional de surdos espaços da Unifesspa e outros espaços públicos de Marabá e região do Sudeste Paraense. O evento é gratuito e, além de palestras e mesas redondas, ofertará também oficinas de Libras para a comunidade interna e externa à Unifesspa.

As palestras serão feitas pelo professor Armando Queiroz, que trará sua experiência em sala de aula como um professor que tem aluno surdo no ensino superior. Também participam da mesa Hugo Freires, aluno do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) da Unifesspa e presidente do Instituto de Educação e Desportes de Surdos de Marabá (IEDS), e Marcelo Coelho, vice-presidente do mesmo instituto e aluno de Artes Visuais. Eles irão apresentar a experiência de serem alunos surdos na Unifesspa.

Na oportunidade, será tratado a importância de apoiar o uso de libras nos espaços institucionais e outros espaços públicos. Os tradutores e intérpretes de Libras Andreza Reuter e Antônio Cavalcante da Unifesspa ministrarão uma oficina de Noções Básicas de Libras. As atividades serão realizadas na Unidade I do Campus Marabá, sempre pela manhã, das 8h às 12h. As inscrições para participação serão feitas pelo Sigeventos, até o dia 10 de abril. O evento tem a intenção de crescer durante os próximos anos e conseguir conectar mais ainda cidades próximas.