São Félix do Xingu, 60 anos: homenagem do IEX exalta a multiculturalidade e diversidade ecológica do município

• Publicado: Sexta, 08 de Abril de 2022, 17h25
  • Última atualização em Terça, 12 de Abril de 2022, 10h07
  • Acessos: 1909

20220407 084926No ensejo das comemorações dos 60 anos do município de São Félix do Xingu, comemorado no dia 10 de abril, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), por meio do Instituto de Estudos do Xingu (IEX), presta homenagem a todos os cidadãos e a todas as cidadãs que dia após dia contribuem decisivamente para o desenvolvimento desse magnífico e imenso território brasileiro, caracterizado pela multiculturalidade, rico em diversidade ecológica e étnica, reunindo uma população de aproximadamente 130 mil habitantes, dentre os quais, expressiva parcela composta por povos tradicionais indígenas da etnia mebêngôkre.

As pessoas que para cá vieram e as que aqui nasceram e cresceram levam muito a sério o lema “Paz e Trabalho”. Atuando na lavoura, pecuária e mineração; no comércio, no serviço público e, especificamente, na educação, o povo xinguense costuma ser guerreiro, sempre empenhado na melhoria da qualidade de vida da população e disposto a receber bem seus visitantes e quaisquer pessoas que chegam para ficar. A hospitalidade é uma das principais características das pessoas do município.

Foi exatamente à luz desse modo hospitaleiro de ser do povo xinguense que a Unifesspa foi recebida e inaugurada aqui, em 2014. De lá para cá, esta Instituição de Ensino Superior tem desempenhado importante papel no desenvolvimento do município, por meio de seu Campus Universitário e dos três cursos que compõem, hoje, o Instituto de Estudos do Xingu: Ciências Biológicas, Engenharia Florestal e Letras – Língua Portuguesa. Este último curso, por ser o mais antigo (aula inaugural em 15 de setembro de 2014), já formou e entregou à sociedade local diversos licenciados em Letras. Além disso, muitos de seus ex-alunos já ingressaram em programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) em universidades públicas do Pará e de outros estados brasileiros. Em breve, vários Engenheiros Florestais e licenciados em Ciências Biológicas também farão parte desse grupo de egressos da Unifesspa de São Félix do Xingu e, certamente, darão retorno extremamente significativo para o desenvolvimento da região.

As atividades de ensino, pesquisa e extensão também ajudam a estreitar os laços e as relações entre a Unifesspa e demais setores da comunidade xinguense, porquanto conseguem impactar afirmativamente na vida da população local, seja por meio de projetos de manejo de florestas nativas e plantadas, seja por meio de projetos de análise e descrição da língua indígena mebêngôkre, iniciação à docência, residência pedagógica, ou mesmo por meio de projetos de estudo da flora e da fauna, bem como do meio que habitam na região.

Tudo isso é produto do empenho da Unifesspa de São Félix do Xingu, por meio de seus docentes e técnicos altamente qualificados, e dos diversos programas de concessão de bolsas aos seus alunos (iniciação científica, extensão, iniciação à docência, residência pedagógica), incluindo o gigantesco e extraordinário Programa de Apoio à Permanência de discentes.

Também é fundamental destacar a parceria que a Unifesspa de São Félix do Xingu vem mantendo com o poder público local, desde sua criação e inauguração; com a bancada parlamentar paraense junto ao Congresso Nacional; e com membros da sociedade civil organizada, que teve papel decisivo no processo de reivindicação da implantação da Unifesspa no município. A consolidação dessas parcerias só faz explicitar a importância da presença de uma universidade pública, gratuita e com alto nível de qualidade de ensino, pesquisa e extensão, no município.

É por essas razões que a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, por meio de seu Campus Universitário, de seu Instituto de Estudos do Xingu, de sua Faculdade de Letras e Educação, de sua Faculdade de Ciências Agrárias e de seu curso de Graduação em Ciências Biológicas tem o imenso orgulho de fazer parte desses 60 anos de criação do município de São Félix do Xingu. Alunos, professores, técnicos, equipe de limpeza e vigilância, todos parabenizamos este nosso tão querido município, carinhosamente chamado pelos locais de “Xinguzão de Mel”.

Parabéns, São Félix do Xingu!

Por Carlos Augusto Costa

Prof. Dr. em Teoria da Literatura e Literatura Comparada