Unifesspa, Sectet e Fadesp apresentam projetos de extensão que beneficiarão regiões Sul e Sudeste do Estado

• Publicado: Terça, 12 de Abril de 2022, 17h25
  • Última atualização em Quinta, 14 de Abril de 2022, 15h03

IMG 6959A apresentação de Ações de Extensão Universitária na Região de Carajás foi aconteceu nesta segunda-feira (11) no auditório da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), unidade 3. Ao todo são nove ações que serão desenvolvidas pela universidade com financiamento do governo do Pará por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet).e da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fadesp). O projeto é norteado pelo Edital 03/2022, disponível aqui.

No evento estiveram presentes várias autoridades como o reitor da Unifesspa, Francisco Ribeiro; a secretária da Sectet, Edilza Fontes; o diretor do Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional (Iedar), Daniel Nogueira; o coordenador do projeto, Maurílio Monteiro e o professor titular da Universidade Federal do Pará (Ufpa), Carlos Maneschy. Além de prefeitos e representantes dos munícipios onde os projetos de extensão serão executados.

A finalidade do projeto é construir uma ponte, por meio do conhecimento adquirido na universidade, entre a comunidade e os munícipios da sul e sudeste do Estado. “Para isso teremos vários projetos que visam solucionar problemas específicos da nossa região, como o de apresentar soluções e alternativas para problemas urbanos, pecuários, produção agrícola, por exemplo” explicou o diretor do Iedar acrescentando que os problemas apresentados nesse projeto foram mapeados por meio de pesquisas desenvolvidas pela Unifesspa e que agora deve-se buscar soluções e alternativas, por meio das ações de extensão.

Sobre a parceria, o secretário de desenvolvimento econômico de Itupiranga, Johnison Policarpo, explica que está animado com a execução do projeto de extensão que irá trabalhar com duas cadeias produtivas, açaí e cacau. “Temos grande produção de açaí nativo que é exportado para várias regiões do Brasil. Além disso, o cacau faz parte de uma cadeia produtiva em grande expansão no munícipio. Neste canário, os projetos de extensão da Unifesspa vão contribuir para entender o fenômeno nessas cadeias produtivas para que, junto com os agricultores locais, se construa um diagnóstico para trazer melhorias na produção atual”, pontuou.

IMG 7109A Secretária da Sectet, explicou a dimensão do projeto apresentado a comunidade. “O que nós estamos apresentando hoje é mais que uma ação, eu falo que não é apenas um projeto de extensão da Unifesspa, mas um projeto que é resultado de uma pesquisa que indicou o problema de cada município. Nesta ação estamos envolvendo 20 municípios da região, e a partir desse evento nós queremos que os prefeitos abracem esse projeto conosco”, reforçou pontuando que por meio desse projeto, a comunidade terá acesso ao que é produzido na Universidade.

Para Daniel Nogueira, o papel que a Unifesspa tem nessa região, por ser interiorizada, ela se reforça, se consolida com a extensão. “Fala-se muito em ensino e pesquisa, mas o que dá “liga”, o que dá força para que a ação de ensino, a ação de pesquisa realmente consiga transformar uma dada realidade e impactar, é a extensão”, enfatizou.

Sobre os projetos

Até o momento, nove projetos fazem das ações de extensão e em breve mais dois serão acrescentados. Ao todo, mais de 20 municípios da região sul e sudeste do Pará serão contempladas com estudos e ações que trabalharão para apresentar soluções visando melhorias, de acordo com a necessidade local.

Entre os projetos estão:  Práticas de Desenvolvimento Tecnológico aplicadas a Empresas da Região de Marabá, coordenado por Hugo Pereira Kuribayashi; Diagnósticos e Estratégias de Ordenamento Territorial Urbano para os municípios de Redenção (PA) e Xinguara (PA), coordenado por José Júlio Ferreira Lima; Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira da Região de Carajás, coordenado por Jefferson Gandra, nos munícipios de Jacundá, Nova Ipixuna e Rio Maria; Produtividade e Sustentabilidade de Açaizais na Região do Carajás, coordenado por Fábio dos Reis Ribeiro de Araújo, em Bom Jesus do Tocantins, Itupiranga, Marabá, Ourilândia do Norte e São João do Araguaia.

IMG 6912Também fazem parte das ações de extensão os projetos: Rede interinstitucional de extensão para a produção e beneficiamento de cacau como parte de uma estratégia de diversificação produtiva da agricultura familiar, coordenado por Fernando Michelotti, e abrangerá os munícipios de Itupiranga, Marabá, São Felix do Xingu e São João do Araguaia; Teledetecção de Temperatura de Superfície em cidades de pequeno/médio porte para subsídio ao Plano Diretor de Arborização, coordenado por Abraão Levi dos Santos Mascarenhas, e acontecerá no munícipio de Eldorado do Carajás, Rondon do Pará e Santana do Araguaia.

O “Ensila Carajás: Produção de Forragens Conservadas em Pequenas e Médias Propriedades Rurais na Região de Carajás”, coordenado por Anaiane Pereira Souza, será executado nas cidades de Jacundá, Redenção e Rio Maria. Já o projeto “Promover os sistemas agroflorestais nos assentamentos rurais como alternativa para recomposição florestal e regularização ambiental dos estabelecimentos agropecuários de agricultura familiar na região de Carajás”, será coordenado por Diego Rodrigues, em Bom Jesus do Tocantins, Cumaru do Norte e Marabá. O “Monitoramento da qualidade da água e produção de peixes nativos nas pisciculturas da Região de Carajás” será coordenado por Caroline Nebo, em Água Azul do Norte, Canaã dos Carajás, Rio Maria, Sapucaia e Xinguara.