Professor da Unifesspa participa da etapa nacional da premiação Educação Empreendedora do Sebrae

• Publicado: Quinta, 14 de Abril de 2022, 16h39
  • Última atualização em Sexta, 15 de Abril de 2022, 10h16

A Etapa Nacional da 2ª Edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora irá premiar os melhores projetos de educação empreendedora entre cinco categorias: Ensino Fundamental I; Ensino Fundamental II; Ensino Médio; Ensino Profissionalizante e Ensino Superior. Entre os selecionados para premiação da categoria Nível Superior está o professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Gustavo Fortes, da Faculdade de Administração e membro do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), com o projeto "Consultoria na Prática: Inovação, Empreendedorismo e Pré-Consultores".

A premiação acontecerá no dia 12 de maio, a partir das 14h, no Congresso Bett Educar, em São Paulo/SP. Nesta etapa, participam apenas 10 iniciativas de Gustavo Fortes cada categoria. “Fiquei muito feliz por representar a Unifesspa e ser reconhecido pelo meu trabalho em uma importante iniciativa do Sebrae nacional”, destacou.

O projeto existe desde 2017, como piloto, e nasceu com a proposta de desenvolver uma metodologia de ensino para disciplinas de consultoria e gestão de pequenas empresas, propondo atividades que os alunos colocassem em prática ações da profissão, aplicando conteúdos aprendidos na teoria em sala de aula. Atualmente o projeto já atendeu mais de 50 empresas, com participação de quase 100 discentes do curso de Administração e Ciências Contábeis.

“A ideia é colocar os alunos como consultores empresariais atuando junto às empresas da região. Com essa atuação os alunos podem entrar em contato com problemas reais do empreendedor local e propor soluções criativas com a aplicação de ferramentas de gestão e inovação aprendidas ao longo do curso”, explicou o Fortes acrescentando que as atividades e todo o processo de consultoria é acompanhado por professores do curso, consultores externos e mentores.

De acordo com o professor, ao mesmo tempo em que o aluno aprende na prática a solucionar problemas reais, adquire competências e fortalece seu network com empreendedores da região. “Essa interação fornece um apoio aos pequenos negócios da região, favorecendo a interação da universidade com a comunidade local. Além disso, com a apresentação dos resultados da atividade, conseguimos trazer para a sala de aula importantes questões da realidade local, permitindo conhecer com mais profundidade as demandas da cidade e de seus empreendedores”, esclarece.

Premiação

Sobre a premiação, Gustavo afirma que está muito feliz, “somos 3 finalistas nacionais”, destacou agradecendo a participação dos alunos e pontuando os desafios enfrentados. “Os desafios da educação empreendedora do interior do estado são muitas, com pouco ou nada de recurso financeiro, mas é investido muita motivação por parte do discentes. Costumo dizer que como professor, coordenador de projeto, só poderia implementar com a ações dos alunos. Eles são os protagonistas nessa iniciativa. Isso mostra mais uma vez o potencial dos alunos do interior do estado e que existem professores comprometidos com a qualidade da educação e protagonismo dos alunos”, finalizou.

Sobre o prêmio - O programa Sebrae de Educação Empreendedora visa a valorização de projetos criativos e inovadores que, de alguma forma, possam estimular competências empreendedoras nos estudantes. O foco da iniciativa é fomentar uma consciência em torno do empreendedorismo, como uma ferramenta que pode ser levado para a vida prática e não apenas para geração de negócios.

Em dezembro do ano passado (2021), o professor Gustavo Fortes, de Rondon do Pará, foi um dos premiados na etapa estadual da 2ª Edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, em Belém (PA), e agora concorre a etapa nacional que acontecerá no dia 12 de maio, em São Paulo.