Trajetórias de construção de políticas inclusivas na Unifesspa é foco do evento que vai celebrar 8 anos do Naia

• Publicado: Terça, 19 de Abril de 2022, 16h51
  • Última atualização em Terça, 19 de Abril de 2022, 17h27

selo comemorativo naia 8 anosEm atividade comemorativa aos oito anos de existência, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (Naia) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) prepara programação especial com o tema “Trajetórias de construção de políticas inclusivas na Unifesspa”. O evento tem por intuito celebrar a trajetória e as conquistas do Núcleo ao longo de sua existência, além de ressaltar a importância de seu papel para a universidade e demais setores da sociedade.

As atividades da programação vão sensibilizar acerca da inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior e contarão com a participação de técnicos, bolsistas, ex-bolsistas e alunos atendidos pelo Núcleo, os quais compartilharão suas vivências relativas a este espaço. O evento ocorrerá no próximo dia 2 de maio, a partir das 8h, no auditório da Unidade 1 da Unifesspa, em Marabá.

Durante a realização do evento, serão disponibilizados, de acordo com a solicitação prévia, intérprete de Libras, apoiador guia, apoiador leitor/escriba, textos ampliados e textos em Braille. Para ter acesso a esses serviços, no momento da inscrição é preciso sinalizar no Questionário de Acessibilidade  quais os serviços deseja receber. Caso seja uma pessoa com deficiência sinta dificuldade em realizar a inscrição, a organização recomenda que procure o Naia, na Unidade 1 da Unifesspa, nos horários de 8h às 12h ou 14h às 18h.

As inscrições para o evento podem ser realizadas entre 11 de abril e 01 de maio de 2022, no SIGEventos, de forma gratuita para discentes, docentes, técnicos administrativos e pessoas da comunidade externa. A inscrição é necessária para que o participante possa receber certificado de ouvinte.

8h - 8h30: Credenciamento

8h30 - 9h30: Mesa de Abertura - Inclusão de discentes com deficiência no Ensino Superior: Diálogos e colaborações entre Naia e outros setores institucionais

9h30 - 9h40: Exibição de vídeo comemorativo

10h - 12h: Palestra - Políticas de inclusão no Ensino Superior: Os núcleos de acessibilidade aos alunos com deficiência e os diálogos com a comunidade universitária

Profa. Dra. Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo

Mediadora: Profa. Mestranda Ana Caroline dos Santos Oliveira

14h-15h30: Roda de Conversa - Processos educacionais de alunos com deficiência no Ensino Superior: Vivências, aprendizados e o papel do Naia

16h - 17h30: Roda de Conversa - Formação inclusiva no Ensino Superior: Experiências de bolsistas no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica

Adriano Oliveira dos Santos, Rabech dos Santos da Costa, Mariana dos Santos Ferreira, Havoline Farias da Silva, Anderson Penalva de Oliveira e Alexsandro Ricardo Moreira Rebelo

Mediador: Renan Lucas Israel Nascimento da Silva

17h30 - 17h45: Exibição de videopoemas com poesias de pessoas com deficiência

Saiba mais - No último  1º de abril, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (Naia) da Unifesspa celebra oito anos de existência. O Núcleo foi implantado de forma efetiva em 2014, a partir de proposta elaborada pela Profa.Dra. Lucélia Cardoso Cavalcante, a qual era técnica pedagógica e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em educação especial pela UFSCar. Além de sua coordenação, a equipe inicial era composta também por seus bolsistas de programas e projetos institucionais e financiados por editais externos/MEC.

Desde sua fundação até hoje em dia, o Naia localiza-se na Unidade 1 da Unifesspa, ponto mais central e acessível para a maioria dos alunos com deficiência. Atualmente, sua equipe conta com sete servidores, sendo dois temporários, além de 37 bolsistas que atuam nos campi de Marabá, Rondon do Pará, São Félix do Xingu, Santana do Araguaia e Xinguara. Dispõe de serviços, recursos e equipamentos que permitem a acessibilização e que contribuem para a permanência dos estudantes da graduação e pós-graduação atendidos pelo Núcleo.

Considerando a expansão do número de alunos com deficiência na Unifesspa, a qual possui atualmente 164 alunos público-alvo da educação especial com matrícula ativa, o trabalho do núcleo está em constante expansão.De acordo com dados do Naia, apenas no último ano, foram acessibilizados 51 livros, 189 artigos e 168 capítulos de livros para alunos com deficiência visual. Além disso, foram feitas 267 audiodescrições, 31 traduções para Libras de materiais audiovisuais e 26 traduções de editais e documentos institucionais.