Divulgado novo cronograma do Processo Seletivo Indígena e Quilombola (PSIQ 2022)

• Publicado: Terça, 10 de Mai de 2022, 16h40
  • Última atualização em Quarta, 11 de Mai de 2022, 11h57

Após a prorrogação do período de inscrições, o Centro de Processos Seletivos da Unifesspa divulgou, nesta segunda-feira (9), o novo cronograma de atividades do processo de seleção diferenciada de candidatos Indígenas e Quilombolas (PSIQ), para o provimento de vagas nos cursos de graduação presenciais oferecidos pela Unifesspa para o ano de 2022.

Acesse aqui o documento!

De acordo com novo cronograma, a publicação da lista preliminar de inscrições homologadas está prevista para o dia 16 de maio. Após a divulgação, haverá um prazo para recursos e a lista final de inscrições homologadas, após análises de recursos, será publicada em 20 de maio.

As etapas seguintes são a Análise das Cartas de Intenção e Entrevistas individuais, que ocorrerão, respectivamente, entre os dias 20 a 30/05 e 07 a 10/06. Já o resultado final, após recursos, está previsto para ser divulgado até 24 de junho.

Saiba mais

No PSIQ 2022, são oportunizadas 164 vagas em 41 cursos de graduação da Unifesspa, localizados nos campi de Marabá, Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara. Podem concorrer às vagas candidatos pertencentes às comunidades quilombolas e aos povos indígenas, observados os critérios de comprovação estabelecidos em Edital.

As vagas do Processo Seletivo Indígena e Quilombola (PSIQ) serão destinadas, prioritariamente, para candidatos que ainda não tiveram acesso ao ensino superior. Os candidatos serão selecionados por localidade de oferta e curso de sua escolha no ato da inscrição, conforme o seu desempenho no PSIQ Unifesspa 2022.

O PSIQ é fruto de lutas e conquistas históricas das populações tradicionais e se constitui em uma das políticas de ação afirmativa da Universidade, por meio do Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Nuade). Esta ação permite que esses povos tenham acesso ao nível superior de forma diferenciada, tendo respeitados e consideradas suas condições socioculturais, religiosas, políticas e epistemológicas. Todos os anos, são reservadas duas vagas em cada curso de graduação ofertado pela Unifesspa para esse público.