ICE faz colação de grau de mais um professor beneficiado pelo Parfor

• Publicado: Quarta, 11 de Mai de 2022, 11h41
  • Última atualização em Quarta, 11 de Mai de 2022, 11h55

colacao ice parfor matEm solenidade extraordinária, realizada de forma remota, no dia 04 de maio, o Instituto de Ciências Exatas da Unifesspa concedeu outorga de grau ao estudante Valdivino Ferreira da Silva, formando do curso de Licenciatura em Matemática. O agora licenciado em matemática é ingressante na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). O programa tem o objetivo de contribuir para a primeira formação ou formação continuada de professores da educação básica.

Na cerimônia virtual esteve presente o professor Dioscoros Aguiar Junior e Renata Soraia dos Santos da Faculdade de Matemática (Famat), a Profa. Maria Liduína e Tae. Franklin Vilaca, do Instituto de Ciências Exatas, Renata, para prestigiar Valdivino, da turma de Matemática 2015 Parfor. Valdivino, que já tinha uma formação em Pedagogia falou sobre este momento de realização. “Sempre foi meu sonho fazer uma faculdade federal em matemática e foi muito satisfatório estudar pelo Parfor”, disse o formando.

O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) é uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que visa contribuir para a adequação da formação inicial dos professores em serviço na rede pública de educação básica por meio da oferta de cursos de licenciatura correspondentes à área em que atuam, o público-alvo do programa são professores das redes públicas de estados, municípios e do Distrito Federal, que não possuem curso superior ou que lecionam em área diferente da sua formação, conforme exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Em vigor desde 2009, o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica abre todos os anos, turmas especiais em cursos de licenciatura e em programas de segunda licenciatura, na modalidade presencial. O Parfor já formou mais de 50 mil professores em mais de 3 mil municípios em todo Brasil. Para mais informações sobre o programa acesse gov.br/capes.