Parceria: Unifesspa, UEPA e IFPA se reúnem para discutir a organização da Feira das Profissões

• Publicado: Quarta, 11 de Mai de 2022, 17h21
  • Última atualização em Quarta, 11 de Mai de 2022, 23h04

reuniao feira profissoesNa manhã desta quarta-feira (11), no gabinete da reitoria, em Marabá, foi realizada uma reunião conjunta entre representantes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Instituto Federal do Pará (IFPA). Em pauta, a viabilidade de realizar uma nova edição da “Feira das Profissões”, evento tradicional que apresenta a estrutura e os cursos das Instituições envolvidas no projeto.

A Feira, que teve sua primeira edição em 2017, oportuniza que os estudantes e a comunidade possam tirar dúvidas sobre o perfil de cada curso, saber mais sobre as áreas de atuação profissional, entre outras informações relevantes para a escolha consciente da carreira. É também uma importante forma de mostrar a relevância da formação acadêmica para a qualificação profissional.

Entre os temas que foram discutidos na reunião, está como se dará a organização do evento, a necessidade e as fontes de recursos financeiros, a estrutura a ser demandada, como garantir a acessibilidade e inclusão, além das possíveis parcerias institucionais que serão firmadas no sentido de viabilizar esta edição da Feira.

“Enquanto Unifesspa, estamos em plena disposição para a realização do evento, disponibilizando as equipes e estruturas que temos, assim como nos colocando à disposição para mediar diálogos que capitaneiem apoios externos”, declarou a vice-reitora da Unifesspa, professora Lucélia Cavalcante.

profa lucelia reuniaoA diretora do Campus da UEPA em Marabá, profa. Danielle Monteiro, externou sua felicidade com a retomada da Feira e o fortalecimento dessa parceria entre as instituições. “Ficamos muito felizes em retomar essas atividades agora. Esperamos que o evento consiga ser realizado anualmente, pois temos impacto em uma região muito grande onde atuamos. Por tudo isso, agradecemos a oportunidade de retomada desse projeto que é lindo”, disse

Como encaminhamento, ficou acordado a criação de uma Comissão Organizadora Geral, que mais adiante terá subcomissões para tratar e dar encaminhamentos a demandas específicas sobre o evento. A proposta inicial é que a Feira ocorra em setembro, com parte das atividades realizadas na Estação do Conhecimento de Marabá e também nas dependências do Shopping Partage Marabá.

Além da vice-reitora, participaram representando a Unifesspa a diretora de Planejamento e Projetos Educacionais da Proeg, profa. Juliana de Sales, a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex), profa. Lúcia Cavalcante, o diretor de pós-graduação, prof. Francisco Adriano Carvalho, e o assessor da vice-reitoria, prof. Ronaldo Ripardo. Representando o IFPA, Campus Rural e Industrial, participaram Jackson Moreira, Hudson Afonso Silva e Andreia Lima. Já a Estação Conhecimento foi representada pelo estudante Kleyson Lima.

Histórico – A primeira edição do evento foi realizada em 2017, numa parceria Unifesspa, UEPA e IFPA. A segunda edição foi realizada no ano seguinte, atraindo mais de 10 mil pessoas durante os dois dias de programação. Por restrições financeiras, o evento não pode ser realizado em 2019 e, devido à pandemia, também não ocorreu em 2020 e 2021.