Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Esporte: Estudantes atletas da Unifesspa participam da abertura da Superliga Universitária 2022

  • Publicado: Segunda, 16 de Mai de 2022, 17h22
  • Última atualização em Terça, 17 de Mai de 2022, 16h09
  • Acessos: 992

superliga unifesspaEm um clima de muita energia e empolgação, dezenas de estudantes participaram do lançamento da Superliga Universitária 2022, ocorrido na última sexta-feira (13), em Belém. A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) foi representada por uma equipe de 14 atletas, formada por alunos indígenas e quilombolas, além de discentes não pertencentes aos povos tradicionais. Como representante da Unifesspa, esteve presente Elino de Souza, chefe da Divisão de Assistência Estudantil (Daie) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). 

Durante a abertura, um dos momentos que contagiou todos os presentes no evento foi o lançamento da chama olímpica, acesa na ponta de uma lança, que foi arremessada pelo aluno Rogério Radiore Karajá, do curso de artes visuais da Unifesspa. O ato marcou o acendimento da pira olímpica. 

Para abrir as atividades, foi realizado um jogo de futebol de salão, disputado entre um time formado por atletas quilombolas e indígenas, da Unifesspa, que venceu a partida, e outro formado por estudantes da Uepa, campus de Salvaterra. E para encerrar a programação, atletas e público contaram com show musical do cantor Guilherme Menezes. 

"Participar da 1° Superliga Universitária foi uma experiência sensacional, ainda mais representando a Unifesspa. O evento proporcionou uma integração gigantesca entre as pessoas e instituições, dando assim uma grande visibilidade para nossa universidade", afirmou Rogério Rodrigues, discente do curso de sistema de informações. 

pira olimpica superligaAinda segundo o estudante, eventos assim reforçam a importância do esporte como espaço de integração, saúde, e ferramenta de inclusão social. "O esporte universitário é um investimento e não um gasto. É necessário um melhor investimento para que outras discentes tenham o prazer de sentir e viver essa experiência que vivemos na supeliga", acrescenta. 

Para Elino de Souza, “é de suma importância que a Universidade institucionalize os programas, projetos e ações voltados ao desporto universitário, bem como fomente a participação dos seus discentes nessas atividades. Elas são fundamentais no processo de integração acadêmica estudantil, contribuem para promoção da saúde física e mental e estimulam a criação de vínculos entre os universitários e própria instituição”.  

Sobre a competição – A Superliga Universitária é uma das etapas do projeto de Gestão do Esporte Universitário, do governo do Pará, organizado pela Uepa, com apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa). 

As delegações esportivas universitárias de todas as instituições públicas de ensino superior do Estado são integradas por alunos de campi universitários de 38 municípios paraenses. 

Além da Unifesspa, a Superliga tem a participação de outras cinco Instituições de Ensino Superior (IES) do Pará: Uepa, Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural do Pará (Ufra), Instituto Federal do Pará (IFPA) e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Cada fase regional será sediada em uma cidade diferente do Pará, sendo assim o polo Carajás e Araguaia será sediado em Marabá dos dias 16 a 19 de junho, confira o calendário dos jogos:

 

calenadrio superliga universitária

 

* Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação da UEPA. 

Fim do conteúdo da página