ICE e IESB recebem as chaves do laboratório multidisciplinar e de informática

• Publicado: Sexta, 27 de Mai de 2022, 12h27
  • Última atualização em Segunda, 30 de Mai de 2022, 10h21

As chaves dos laboratórios do Instituto de Ciências Exatas (ICE) e do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas (IESB) foram entregues aos diretores, nesta segunda-feira (23). Na ocasião estiveram presentes o reitor da Unifesspa, Francisco Ribeiro; a vice-reitora, Lucélia Cavalcante; diretora-geral do ICE, profa Joana Siqueira e o diretor-geral do IESB, Robersom Casarin. Bancada

O espaço é destinado ao uso do ICE do IESB, mas também poderá ser usado para atender a demanda de outros pesquisadores da instituição. Francisco lembra que a conquista dos laboratórios foi feita pelo trabalho de muitas mãos ao longo dos anos. “Esse é um trabalho feito por muitas mãos, por muitas pessoas. A Unifesspa está chegando aos seus 9 anos de idade e possui toda uma história que eu e você também fazemos parte. A Unifesspa, ela é soma de anos de experiência e esforços que nos trazem a conquistas como a de hoje”, lembra.

Ainda sobre a entrega das chaves do prédio do Bloco de Laboratórios Multidisciplinares Joana enfatiza que a luta pelo espaço começou ainda em 2014. “Falando um pouco da história desse prédio, as pessoas veem esse prédio muito bonito, não imaginam que é um trabalho que vem sendo pensado desde 2014. Esse prédio é o resultado de muito trabalho. E assim hoje estou muito feliz porque aconteceu, e agora os laboratórios irão atender nossos cursos de graduação e de pós”, destaca.

A vice-reitoria lembrou da importância de unir esforços mais uma vez, mas agora para equipar os laboratórios. “Que a gente possa fortalecer não só esse espaço, mas que a gente possa unir esforços para conseguir equipar e fazer funcionar isso aqui”, disse a vice-reitora dando destaque a toda a acessibilidade. “É um prédio que inova comparado a outros prédios nesse termo de acessibilidade. Então mais uma vez parabéns ao trabalho dos envolvidos”.

Já Roberson aproveitou a oportunidade para agradecer a todas as pessoas que passaram e contribuíram para que o bloco de laboratórios se tronasse uma realidade. “Quero realmente agradecer de todo coração, todos esses que passaram antes de nós, que lutaram, brigaram, obrigado por ter ido atrás. É assim que a gente consegue as coisas. Agradecer todo mundo que esteve envolvido nessa história e que não puderam estar aqui”, frisou. Além disso, o diretor do ICE também pontuou que o espaço servirá para estreitar os laços do ICE e do IESB, bem como o laboratório de informática que foi estruturado e oficialmente entregue no mesmo dia.  Chaves

Informática

O laboratório de informática funcionará no 2º andar do prédio central da unidade III da Unifesspa e conta com a capacidade para atender até 28 estudantes. O espaço também servirá para atender as demandas do ICE e IESB e assim que tiver totalmente equipado também ficará à disposição de toda a comunidade acadêmica.

“O laboratório de informática também oficializa essa parceria com o ICE. Ele servirá para o uso de todos nós, tanto da graduação quanto da pós. Também estará aberto à toda a comunidade”, explicou o diretor geral do IESB.

A gente conseguiu planejar para ter um laboratório de informática. O laboratório aqui do ICE vai atender todos os nossos cursos, somos quatro cursos: química, física, matemática e também vai apoiar a pós-graduação. Toda essa estrutura ajuda a desenvolver nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão, né? E essa estrutura aqui vai melhorar muito o que a gente pretende fazer com os nossos cursos”, destacou.

Estrutura do Bloco de Laboratórios Multidisciplinares

O prédio possui uma área total de mais de 2 mil metros quadrados, estruturados em três pavimentos e irá comportar 20 laboratórios, cada um com limite de 30 alunos. Os recursos para início das obras foram viabilizados, via emenda parlamentar, pelo senador Jader Barbalho, que destinou, inicialmente, R$ 1 milhão para a construção do prédio. Durante a execução das obras o senador contribuiu com mais R$ 2 milhões. Também foram empregados recursos próprios da instituição para conclusão do bloco, num custo total de 4,2 milhões, que irá fortalecer o ensino em diversas áreas do conhecimento e atender a uma demanda de modernização do ensino superior.

Publico inauguração