Visibilidade LGBTQIA+: programação especial promove reflexão sobre identidade de gênero e sexualidade
Em comemoração ao Mês da Visibilidade LGBTQIA+, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) prepara uma programação especial em junho, com diversas atividades em pontos diferentes da cidade. A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) e o Núcleo de Ações Afirmativas e Equidade (Nuade) estão na organização dos eventos, que também contam com a parceria da prefeitura de Marabá.
Para início, no dia 1° de junho o reitor da Unifesspa, Prof. Francisco Ribeiro, fará um pronunciamento sobre o mês do Orgulho LGBTQIA+ e a importância do papel da universidade em atuar a favor da inclusão. Já no dia 8, no auditório da Unidade III, a partir das 9h, será realizado um ato em defesa dos direitos LGBTQIA+ a ação denominada “Unifesspa no combate a LGBTFobia”, irá ressaltar a lei que criminaliza atos de LGBTfobia. Na ocasião, estará presente Igo Silva do Movimento LGBTQIA+ Marabá, Tay Marquioro do Coletivo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais Empodere-Se, Caed Alves como representante do Movimento LGBTQIA+ da Unifesspa, Maísa Carvalho do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Jaqueline Nunes Gonçalves do Ministério Público, Ana Condeixa do Nuade e Rodrigo Albuquerque da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e gestores da Unifesspa.
A próxima parada da festividade é no bairro da Marabá Pioneira, no dia 15, onde ocorrerá a segunda edição do RodaMundo Diversidades, evento coordenado pela Proex. Nesta edição especial, em razão ao Mês do Orgulho, a programação do RodaMundo será dividida em três momentos. O primeiro será uma mostra de curtas LGBTQIA+ no Cine Marrocos, das 16h até 18h. Em seguida, os alunos do curso de Artes Visuais farão uma exposição de suas composições, como fotografias e gravuras na Praça São Felix de Valois. Para finalizar o dia, a cantora Ayla Marques e Banda farão um show na Toca do Manduquinha. Após o show, o palco será aberto para outros artistas apresentarem suas artes em geral.
Para encerrar o mês, no dia 28, quando comemora-se o dia internacional do orgulho LGBTQIA+, será veiculado, nas plataformas oficiais da Instituição, uma campanha em formato de vídeo em que a comunidade acadêmica pôde reafirmar o seu orgulho. De acordo com coordenadora de Comunicação e Articulação Social da Proex, Bárbara Ranke, além de estar aliada a cultura e a vivência da comunidade dentro do contexto amazônico, para a universidade é importante dar visibilidade às variadas formas de amar, de existir e se portar no mundo. "Isso é um pilar da sociedade e também da cultura da Unifesspa. Por isso, a Proex auxilia e apoia este ato pioneiro, extremamente importante para mostrar o viver e o existir dentro da Unifesspa e todos seus espaços de atuação”, finaliza.
Redes Sociais