Docente do ILLA organiza livro que aborda "Metodologias Ativas Aplicadas à Educação Inovadora”
Publicada este mês, a obra “Metodologias Ativas Aplicadas à Educação Inovadora” é fruto de um trabalho de pesquisa e seus desdobramentos ao longo de cinco anos da Profa. Dra. Maria Christina da Silva Firmino Cervera, líder do grupo GEA (Grupo de Estudos Aplicados de Metodologias Ativas em ensino aprendizagem) e todos os seus pesquisadores que integram o livro.
“Metodologias Ativas é entendida como a base da (re)construção da nova fundamentação prático-didático-pedagógica da escola na atualidade, da nova Educação com base nas ferramentas tecnológicas. Inovadora, pois já se consistia em inovadora, porém não poderíamos ter previsto que, para a Educação, essa seria a única ponte para se estabelecer contato entre professores e alunos no período pandêmico que assolou o mundo inteiro”, explica a organizadora no prefácio do livro.
A obra é em forma uma coletânea de artigos, que revelam reflexões resultantes das teorias e das práxis, imediatamente aplicadas, com base nas Metodologias ativas, adotadas pela Educação, em tempos de pandemia ou anterior a ela. Dessa forma, o livro busca concretizar o inédito viável em que o novo caminho para a Educação foi (re)significar-se em seus métodos, nas abordagens, no teórico-prático, no novo trabalho do professor e da escola, em todos os níveis de ensino.
Participam da publicação pesquisadores de regiões distintas brasileiras: desde os portais da Amazônia – Marabá e Canaã dos Carajás, bem como da região Sudeste do país, Minas Gerais. Todos os pesquisadores estão ligados ao Grupo de Pesquisa GEA – Grupo de Estudos Aplicados de Metodologias Ativas em Ensino-Aprendizagem, CNPq/UNIFESSPA. Este grupo foi criado em 2017, na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – Unifesspa, (FAEL) Faculdade de Estudos da Linguagem (ILLA) – Instituto de Linguística Letra e artes, em uma de suas linhas de pesquisa: Metodologias Ativas Aplicadas à Educação.
Tem por objetivo inicial pensar e criar estratégias de ensino-aprendizagem para o trabalho voltado às dificuldades dos alunos com gêneros da escrita e da esfera acadêmica, junto a calouros de vários cursos, indígenas e quilombolas. “Desde essa época, já utilizávamos os laboratórios de informática para interação com os alunos, dessa forma, tínhamos o aluno veterano recebendo o aluno ingressante ensinando-os sobre um assunto central no momento de entrar em uma universidade: A escrita acadêmica”, acrescenta Christina Cervera.
Ainda de acordo com a pesquisadora, com a pandemia “ampliamos nosso alcance para além das reflexões teórico-práticas sobre as dificuldades com a escrita acadêmica e propusemos projetos aplicados com foco no ensino-aprendizagem com base em metodologias ativas em sala de aula, objetivando a formação de professores da rede pública e criamos o Laboratório Experimental de Metodologias Ativas Aplicadas ao Ensino-aprendizagem de línguas materna e indígenas”.
Baixe gratuitamente o livro em: https://bookerfield.com/catalogo/10.53268/BKF22010500
Confira os artigos que compõe a obra:
- A TECNOLOGIA COMO CONTEXTO NECESSÁRIO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E MUDANÇAS NO USO TECNOLÓGICO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO REMOTO
- EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA
- LETRAMENTO DIGITAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE
- A LÍNGUA PORTUGUESA E OS GÊNEROS MIDIÁTICOS ALIADOS À BNCC
- LABORATÓRIO EXPERIMENTAL DE METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS À FORMAÇÃO CONTINUADA E AO ENSINO DE LÍNGUAS
- METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DA ESFERA ACADÊMICA – RELATO DE EXPERIÊNCIA
- METODOLOGIAS ATIVAS: UMA PERSPECTIVA DE ENSINO INOVADOR PARA ALÉM DO CONTEXTO PANDÊMICO
- PRÁTICAS DE ESCRITA E METODOLOGIAS ATIVAS: uma proposta de trabalho colaborativo
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