IEA realiza I Mostra de Trabalhos de Expressão Manual e Artística II (Maquetes)

• Publicado: Quarta, 01 de Junho de 2022, 09h24
  • Última atualização em Quarta, 01 de Junho de 2022, 09h40

santana mostra maqueteEntre os dias 30 de maio a 13 de junho, discentes da primeira turma do curso de Arquitetura e Urbanismo, do Instituto de Engenharia do Araguaia da Unifesspa, cursando realizam a I Mostra de Trabalhos da disciplina Expressão Manual e Artística II. O evento, sob coordenação da profa. Ma. Marcela Marçal, expõe para a comunidade acadêmica e comunidade geral modelos de arquitetura com o tema “Obras Consagradas de Grandes Arquitetos”.

De acordo com a professora, “as maquetes representam modelos miniaturizados ou ampliados de construções, objetos, sistemas ou estruturas em escala, e são utilizados por profissionais, como arquitetos, engenheiros, entre outros, para representar um objeto físico, entendê-lo e desenvolvê-lo. Também chamadas de modelos de arquitetura, ajudam os alunos a colocarem em prática os conteúdos estudados, conhecimentos pessoais, noções de proporção e criatividade, na elaboração, execução, materialização e organização dos espaços e volumetria no terreno”.

A professora explica ainda que “os alunos escolheram obras consagradas de grandes arquitetos para desenvolverem os modelos, e assim conhecer um pouco sobre os autores e questões relacionadas aos projetos como, problemática social, ambiental, materiais e práticas sustentáveis, entre outros conhecimentos, que contribuem para que a disciplina se consolide como uma ferramenta indispensável no curso”.

Dentre as obras escolhidas estão os arquitetos Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi, Mies Van der Roeh, Walter Gropius, Renzo Piano e Francis Kéré. O público pode conhecer as obras e prestigiar os trabalhos dos alunos que ficam expostos no bloco de laboratórios do IEA, em horário comercial. O endereço é na Avenida Brilhante, Gleba 68, lote 1A, Seringal, Santana do Araguaia, Pará, acesso pela BR 158.