Servidores da Unifesspa participam de treinamento de primeiros socorros

• Publicado: Quarta, 01 de Junho de 2022, 15h15
  • Última atualização em Quarta, 01 de Junho de 2022, 16h10

primeiros socorros curso 2Os primeiros minutos de uma situação de emergência em saúde são decisivos e podem salvar vidas, sobretudo em casos mais graves como paradas cardiorrespiratórias. Nem é preciso ter presenciado alguma situação semelhante para saber o quanto os primeiros instantes são marcados por aflição. Por isso, o conhecimento e assertividade na realização dos primeiros socorros de uma vítima nesse estado são fundamentais. Na Unifesspa, 12 servidores participaram, no último mês, de um treinamento exclusivo para aprender a agir em casos como este.

O curso Primeiros Socorros foi ministrado pelo médico do Siass Unifesspa, Dr. Lourival Franco, e contou com a participação de docentes e técnicos administrativos. Com uso de um manequim para treinamento de RCP (ressuscitação cardiopulmonar) comumente chamado de boneco simulador de primeiros socorros, cada um dos participantes pode aprender, de forma 100% prática, os procedimentos corretos numa situação de emergência envolvendo parada cardiorrespiratória. O boneco é fabricado para simular com o máximo de precisão a estrutura do corpo humano.

Esta edição do curso foi realizada na Unidade III, do Campus Marabá, localizada no loteamento Cidade Jardim, área afastada dos principais equipamentos de saúde do município. “Precisamos estar preparados para situações de emergência como essas, tendo em vista que estamos situados numa localidade distante de estruturas importantes para atendimentos de urgência e emergência, como hospitais públicos e privados. Além disso, a única via de acesso a esses atendimentos registra tráfego cada vez maior e intenso, devido ao crescimento populacional na região”, detalhou o engenheiro de segurança Dair Silva, um dos organizadores do curso.

Além de oferecer informações do protocolo de suporte de vida cardiovascular, com o ensino de técnicas padronizadas acessíveis ao público leigo, ou seja, que não são profissionais de saúde, o curso buscou capacitar os participantes sobre a abordagem correta no ambiente e a comunicação assertiva, essenciais ao gerenciamento da equipe envolvida numa situação de emergência.

“Tão importante quanto o emprego de técnicas corretas é o gerenciamento do ambiente pré-hospitalar. É fundamental ao socorrista construir uma autoridade para lidar com o grupo envolvido e gerir o próprio emocional. Todos esses pontos vão colaborar para a eficácia do atendimento de primeiros socorros, buscando a segurança e estabilidade do paciente até a chegada do socorro médico especializado”, ressaltou o instrutor.

primeiros socorros curso 1Um dos participantes do treinamento, o professor Danilo Oliveira elogiou a iniciativa da Unifesspa e ressaltou a importância da oferta de novos módulos do curso, de modo a contemplar outras situações de emergência, bem como a necessidade de aquisição de equipamentos e materiais que possam estar disponíveis à comunidade acadêmica em casos de emergência.

A professora Ana Valéria comentou sobre a importância do treinamento para os professores que coordenam equipes de viagens de campo, a exemplo dos docentes da Faculdade de Geologia que levam alunos para o desenvolvimento de práticas de ensino e pesquisa em áreas geográficas rurais e distantes das estruturas de saúde. “São práticas que envolvem turmas numerosas de alunos com expedição em lugares longínquos, ocasiões em que o professor-orientador é a única referência no local. Sem dúvida, estar preparado para situações como essas, nos dá mais segurança e podem fazer toda a diferença”, relatou.

Uma turma especial do curso para professores e técnicos administrativos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) também foi realizada, com oferta de 6 vagas. Para a realização dos cursos de Primeiros Socorros, a Unifesspa contou com a parceria do IFPA e da Faculdade Carajás. “Gostei muito do curso, foi muito elucidativo. Uma oportunidade riquíssima de formação, que poderá ser valiosíssima diante de alguma situação de emergência, seja aqui na universidade, mas também em casa ou qualquer lugar que estejamos”, elogiou Júlia de Paulo, servidora técnico-administrativa da Unifesspa.

Módulos adicionais do curso poderão ser ofertados ao longo do ano, para atendimentos envolvendo outras situações de emergência como trauma, queimaduras e engasgo. Os cursos de Primeiros Socorros fazem parte do conjunto de ações planejadas pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, por meio da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (Progep/DSQV), voltadas à saúde e segurança no trabalho.

primeiros socorros curso 3