Nova direção do Instituto de Estudos em Direito e Sociedade toma posse com foco em uma gestão pautada no diálogo e colaboração

• Publicado: Quinta, 02 de Junho de 2022, 15h29
  • Última atualização em Quinta, 02 de Junho de 2022, 19h08

posse iedsFoi empossada, na manhã desta quinta-feira (2), a nova direção do Instituto de Estudos em Direito e Sociedade (IEDS) da Unifesspa. A solenidade foi realizada no gabinete da reitoria, em Marabá, e contou com a presença dos diretores, reitor e vice-reitora, servidores técnico-administrativos do IEDS e convidados.

O instituto, que abriga a Faculdade de Direito (Fadir), será dirigido, pelos próximos quatro anos, pelas professoras Regina Barros (diretora-geral) e Rejane Pessoa (diretora-adjunta). O IEDS atua na formação superior em graduação voltada para a área de conhecimento em direito e sociedade.  Em sua estrutura, conta com o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), que compõem o eixo de formação prática da graduação em direito.

A sessão de transmissão de cargo foi aberta pelo reitor da Unifesspa, prof. Francisco Ribeiro. Na sequência, o prof. Jorge Luís Ribeiro, que deixa o cargo de diretor-geral do IEDS, fez seu pronunciamento em que destacou os desafios e avanços conquistados pela gestão do Instituto nos últimos anos. Apesar dos progressivos cortes de verbas e do intenso sufocamento orçamentário que as universidades vêm sofrendo, Ribeiro avaliou fez um balanço positivo das principais realizações.

“Nós temos o menor índice de evasão de alunos da Unifesspa. Além das nossas cincos turmas regulares e das ofertadas em parceira com o programa 'Forma Pará', recentemente conseguimos formar 47 alunos do Direito da Terra pelo Pronera. Demos início também às discussões do projeto de implantação de um curso de mestrado”, afirmou.

posse ieds 3Após, foi feita a leitura do termo de posse e foi dado a palavra à diretora-adjunta, Rejane Pessoa, que neste ato também representa a diretora-geral empossada, que não pode estar presente devido a imprevistos de última ordem. Rejane pontuou os principais aspectos que vão nortear a nova gestão do IEDS no quadriênio 2022-2026.

“Queremos promover uma gestão colaborativa com toda a Administração Superior da universidade, que preze pelo diálogo e seja pautada nos princípios da legalidade.  Nós temos um compromisso de ajudar no crescimento da universidade de maneira geral. E faremos isso com o apoio dos nossos servidores técnicos, professores e comunidade. Estamos à disposição”, declarou.

Já o reitor Francisco Ribeiro ressaltou a relevante contribuição do curso de direito no processo de construção da Unifesspa, que caminha para sua primeira década de autonomia, mas que teve sua história iniciada na década de 1980.  Ribeiro lamentou o cenário adverso de restrições orçamentárias, mas destacou que apesar disso a administração da universidade está empenhada em seguir em seu processo de crescimento e consolidação.

​“Esperamos que esse tempo de turbulências passe e que consigamos implantar, como mencionado, o curso de mestrado e novas turmas, além de fortalecer nossos cursos de graduação com mais professores e técnicos, uma demanda que é urgente. Desejo sucesso à nova gestão, às professoras Regina e Rejane, e vamos construir juntos essa universidade. Contem conosco”, finalizou.

posse ieds 4