Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Circuito Científico da Educação Pública mobilizou estudantes de Canaã dos Carajás no último dia 28

  • Publicado: Sexta, 03 de Junho de 2022, 17h07
  • Última atualização em Terça, 07 de Junho de 2022, 09h31
  • Acessos: 1220

geralCom o intuito de incentivar os alunos das escolas públicas do município a conhecerem as ações da universidade pública em Canaã dos Carajás e estimular neles o desejo de ingressar no ensino superior é que a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) junto a prefeitura promoveram a segunda etapa do Circuito Científico da Educação Pública de Canaã. O evento aconteceu no último sábado (28), no bosque Gonzaguinha. 

No último final de semana, a área externa do Bosque Gonzaguinha foi o local escolhido para receber a segunda etapa do Circuito Conexão, Ciência e Sociedade. O projeto desenvolvido pela Unifesspa, em parceira com a Prefeitura Municipal por meio da SEMED, visa integrar os estudantes do nono ano do ensino fundamental e do ensino médio com os cursos da universidade ofertados no município. Cada equipe vai acumular uma pontuação, e ao final das atividades do circuito, em outubro, os vencedores serão premiados, durante o Festival Literário e Artístico de Canaã (FLACC).

O Circuito Ciência e Sociedade foi criado pelo Polo de Ensino Pesquisa, Extensão, Tecnologia e Inovação (PEPETI), em um convênio da Unifesspa com a prefeitura de Canaã dos Carajás. O projeto é voltado para o ensino médio e fundamental no qual é dado um desafio mensal. “Todo mês tem um desafio novo. As escolas formam 18 equipes e essas equipes desenvolvem um projeto, o primeiro teve o tema “A semana de arte Moderna” e eles tiveram que desenvolver uma ponte. Nesse segundo foi juntando inglês, jornalismo e letras inglês, dando o desafio para criar um telejornal onde eles buscassem responder se “progresso e sustentabilidade podem caminhar juntos”, explicou Ana Condeixa, coordenadora do Curso de Jornalismo.

interação

De acordo com Condeixa, o desafio propôs aos alunos a produção de um vídeo de até 5 minutos. “Eles não poderiam editar, tinham que usar a criatividade para fazer as passagens, então eles ganhavam kit para desenvolver as atividades. Para a nossa surpresa das 18 equipes que participavam, 16 entregaram o trabalho pronto e foi super sucesso.”, destacou.

A coordenadora do curso de jornalismo explicou que o circuito foi executado em etapas de desafios, totalizando quatro desafios. “Foi muito interessante, foi uma experiência muito legal superou as expectativas que nós tínhamos. A galera tá de parabéns”, frizou.

análise

Com mais de dez turmas em andamento em Canaã, a Unifesspa vem trabalhando, além da educação, a pesquisa e a extensão. Assim, os alunos da universidade podem se aproximar da comunidade local e contribuir com soluções para a sociedade.

Fim do conteúdo da página