Circuito Científico da Educação Pública mobilizou estudantes de Canaã dos Carajás no último dia 28

• Publicado: Sexta, 03 de Junho de 2022, 17h07
  • Última atualização em Terça, 07 de Junho de 2022, 09h31

geralCom o intuito de incentivar os alunos das escolas públicas do município a conhecerem as ações da universidade pública em Canaã dos Carajás e estimular neles o desejo de ingressar no ensino superior é que a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) junto a prefeitura promoveram a segunda etapa do Circuito Científico da Educação Pública de Canaã. O evento aconteceu no último sábado (28), no bosque Gonzaguinha.

No último final de semana, a área externa do Bosque Gonzaguinha foi o local escolhido para receber a segunda etapa do Circuito Conexão, Ciência e Sociedade. O projeto desenvolvido pela Unifesspa, em parceira com a Prefeitura Municipal por meio da SEMED, visa integrar os estudantes do nono ano do ensino fundamental e do ensino médio com os cursos da universidade ofertados no município. Cada equipe vai acumular uma pontuação, e ao final das atividades do circuito, em outubro, os vencedores serão premiados, durante o Festival Literário e Artístico de Canaã (FLACC).

O Circuito Ciência e Sociedade foi criado pelo Polo de Ensino Pesquisa, Extensão, Tecnologia e Inovação (PEPETI), em um convênio da Unifesspa com a prefeitura de Canaã dos Carajás. O projeto é voltado para o ensino médio e fundamental no qual é dado um desafio mensal. “Todo mês tem um desafio novo. As escolas formam 18 equipes e essas equipes desenvolvem um projeto, o primeiro teve o tema “A semana de arte Moderna” e eles tiveram que desenvolver uma ponte. Nesse segundo foi juntando inglês, jornalismo e letras inglês, dando o desafio para criar um telejornal onde eles buscassem responder se “progresso e sustentabilidade podem caminhar juntos”, explicou Ana Condeixa, coordenadora do Curso de Jornalismo.

interação

De acordo com Condeixa, o desafio propôs aos alunos a produção de um vídeo de até 5 minutos. “Eles não poderiam editar, tinham que usar a criatividade para fazer as passagens, então eles ganhavam kit para desenvolver as atividades. Para a nossa surpresa das 18 equipes que participavam, 16 entregaram o trabalho pronto e foi super sucesso.”, destacou.

A coordenadora do curso de jornalismo explicou que o circuito foi executado em etapas de desafios, totalizando quatro desafios. “Foi muito interessante, foi uma experiência muito legal superou as expectativas que nós tínhamos. A galera tá de parabéns”, frizou.

análise

Com mais de dez turmas em andamento em Canaã, a Unifesspa vem trabalhando, além da educação, a pesquisa e a extensão. Assim, os alunos da universidade podem se aproximar da comunidade local e contribuir com soluções para a sociedade.