"Silêncios PreEscritos": Livro de docente da Unifesspa é tema de palestra sobre romances publicados por autoras negras

• Publicado: Terça, 07 de Junho de 2022, 18h07
  • Última atualização em Quinta, 09 de Junho de 2022, 14h54

palestra literatura por autoras negrasNesta quinta-feria, dia 9 junho, irá ocorrer uma palestra temática com a Profa. Dra. Fernanda Rodrigues Miranda, da Faculdade de Letras e Educação do Instituto de Estudos do Xingu (IEX/Unifesspa). Especializada em estudos sobre Literatura de autoria negra, a professora fará um encontro com o tema “Silêncios PreEscritos: Estudos de Romances de Autoras Negras Brasileiras (1859 – 2006)", título de um livro seu. O encontro está marcado para ser realizado entre 9h e 11h, via Google Meet.

A palestra é uma atividade da disciplina intitulada "Literatura Brasileira II", que abarca todo o século XIX. O objetivo maior desta palestra é aprofundar estudos sobre romances que ao longo da História da Literatura Brasileira foram esquecidos, silenciados e apagados. A turma de Letras Português tem estudado e analisado romances que narram personagens negras e principalmente são escritos por elas. O evento será aberto a todos os interessados.

Confira uma minibiografia da palestrante e suas áreas de interesse: Professora adjunta da Universidade Federal do Sul e Sudoeste do Pará (Unifesspa). Autora do livro "Silêncios prEscritos: estudo de romances de autoras negras brasileiras (1859-2006)". Doutora em Letras - área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade de São Paulo (2019). Possui Bacharelado em Letras pela Universidade de São Paulo (2009) e mestrado em Estudos Literários pela Universidade de São Paulo (2013). Compõe o Conselho Editorial responsável pela publicação da obra completa de Carolina Maria de Jesus pela editora Cia das letras. Sua tese foi premiada com o Prêmio Capes de Teses 2020 na área de Letras e Linguística. Tem experiência nas áreas de Literatura brasileira; Literaturas africanas de língua portuguesa, Teoria Literária; Literatura de autoria negra.

O evento foi organizado pela Turma Letras Português 2020 (Fael), Campus Marabá. As inscrições para participar da palestra pode ser realizada pelo link: https://bit.ly/SilenciosPrEscritos