Pôr-do-sol cultural homenageia os nove anos da Unifesspa com música, artes visuais e poesia

• Publicado: Sexta, 10 de Junho de 2022, 17h13
  • Última atualização em Sexta, 10 de Junho de 2022, 18h07

por do solFoi ao pôr do sol desta quinta-feira (9), que a comunidade universitária da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) esteve reunida para uma programação cultural que integra as celebrações dos nove anos da Instituição, comemorado no dia 5 de junho e celebrando ao longo desta semana.

Além de homenagear a Unifesspa, a iniciativa, organizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex), tem o objetivo de compartilhar as ações de extensão em cultura, potencializar e dar visibilidade à arte e as mensagens dos fazedores de cultura da Unifesspa e convidados.

Realizado ao ar livre, em frente ao prédio da Biblioteca da Unidade 3, em Marabá, o evento reuniu bandas construídas por integrantes da comunidade acadêmica. Entre as atrações, a banda Desmonte, Gabriel Bentes, Trevo Ribeiro, Davi Traspadini, May Souza e Davi Pureza.

Além das apresentações musicais, foi montada uma exposição com trabalhos dos alunos da Faculdade de Artes Visuais, organizada pelo professor Gil Vieira, além de apresentações de performances poéticas e de venda da produção artesanal de discentes.

por do sol músicaClaudina Guido, titular da Coordenadoria de Cultura da Proex, explica que a Unifesspa tem várias ações de estímulo à produção cultural da comunidade acadêmica. Uma delas é um edital de experimentação de artistas culturais, que por meio de auxílios apoia vários estudantes que produzem arte, apesar além das atividades acadêmicas. “Hoje é uma oportunidade desses estudantes socializarem suas produções. Além disso é uma chance de trazer também um pouco mais de cor, trazer de volta a música ao vivo pro campus, nesse despojamento que a cultura traz, especialmente importante nesse final de semestre, como forma de aliviar o estresse dos estudantes. É gostoso ver a galera descontraída”, declarou.

Claudiana destacou, ainda, que uma das preocupações da organização do evento, no contexto de pandemia, foi evitar as aglomerações, de forma a garantir a segurança da comunidade neste momento de interação. A coordenadora também lembrou que ao longo do ano estão previstas diversas outras ações de extensão em cultura junto à comunidade, como o RodaMundo Diversidade, Cinefront e a Mucanpa.

O público que esteve prestigiando o momento cultural, compartilhou o sentimento de poder voltar a confraternizar nos espaços do campus. Alyne Pachêco, estudante de Artes Visuais, turma 2020 falou um pouco sobre isso, “É muito legal poder ver pessoas de novo na Unifesspa, ocupando seus lugares, que são nossos por direito, e colocando nossa arte onde ela tem que estar que é no mundo e na universidade, então está muito divertido!”, comentou Alyne.

Também presente no pôr do sol cultura foi o estudante Lucas Aguiar do curso de Psicologia 2017. Ele falou sobre a emoção de ter um evento musical no seu último dia de aula do curso.

“A gente já tá encerrando nossa graduação e o evento de hoje coincidiu com a nossa última aula, a além de ter essa carga toda, esse momento torna saudosista, estar terminado com essa felicidade de ter esse momento de carinho. Vivendo mais um desses eventos ‘Unifesspiano’, mais um evento da Unifesspa, acho que vai selar muito bem esse ciclo e terminar ele bem bonitinho, tanto com essa última aula, com esse último momento dentro da Universidade, então acho que tá sendo todo perfeitinho o dia.”, disse ele emocionado.

Lucas ainda deixou um recado para os futuros estudantes da Unifesspa. “Espero que quem venha fazer graduação e quem faça, esteja no mesmo percurso, curta bastante esses ambientes, esse momento porque vai ficar guardado como memória, como lembrando, mesmo que seja um perrengue ou não, todo mundo gosta.”, finalizou ele.