Produções do curso de Jornalismo vencem na Expocom da região Norte e são finalistas nacionais

• Publicado: Sexta, 10 de Junho de 2022, 18h14
  • Última atualização em Sexta, 10 de Junho de 2022, 18h20

jornalismounifesspa 165489310351764

O curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) participou de mais uma edição da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), promovida pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). A premiação é destinada para trabalhos produzidos exclusivamente por estudantes na área da comunicação e beneficia aos vencedores de cada etapa de forma simbólica auxiliando na sua qualificação para o mercado de trabalho. Neste ano, o curso de Jornalismo teve dois produtos que foram vencedores na etapa regional e que agora concorrem na etapa nacional da Expocom. No ano de 2021, a Unifesspa teve seu primeiro projeto vencedor no Expocom Nacional que foi a Paiá - Agência Experimental de Jornalismo. Em 2022,  os projetos vencedores na Expocom Norte e finalistas nacionais são o “Rondon Notícias – jornalismo impresso comunitário”, que concorre na categoria Jornal- Laboratório, e a reportagem “Rondonenses buscam melhores qualidades de vida nos EUA”, que concorre na categoria Reportagem em jornalismo impresso.

Os projetos aprovados têm coordenação da professora Elaine Javorski. “Neste ano a gente está aí concorrendo com reportagem impressa e o jornal laboratório impresso. O jornal laboratório que eu e o professor Antônio Carlos trabalhamos na disciplina, teve como aluno líder o Rogério, mas toda a turma que cursou a disciplina participou e fizeram o jornal laboratório. Então foi uma construção coletiva em todas as etapas: de pensar as pautas, escrever o texto, fazer as fotografias e fazer a diagramação. E no caso do jornal no caso da reportagem, o aluno líder, João Carlos e outros discentes fizeram um levantamento de dados das pessoas que estão indo para o Estados Unidos e também, por ser uma matéria difícil, as pessoas não queriam falar muitos e não queriam mostrar que foram prestados Unidos e foram barrados e, consequentemente, voltaram. A gente conversou também com os agenciadores que levam as pessoas até lá, mas que também não querem se identificar, então tem todas essas questões ali do anonimato que a gente teve que lidar, mas foi isso foi a etapa de pensar a matéria pensar a pauta uma reportagem especial que foi capa.”

jornalismounifesspa 1654893103517482

Agora indo para a Expocom nacional a docente e os alunos compartilham da expectativa de que a produção consiga mais um prêmio para o curso de Jornalismo e para a Unifesspa. “A gente mostra que é possível e que nós temos materiais de qualidade. Não é porque nós estamos e uma universidade no interior que não temos capacidade, muito pelo contrário: nós temos aqui uma localização muito bacana. Dentro da Amazônia oriental e com uma diversidade muito legal tanto de assuntos, que rendem muitas matérias interessantes, quanto nessa questão do deserto de notícias. Então nós levantamos tudo do zero, as pessoas estão aprendendo como é que funciona o jornalismo local, quando a gente entrega o jornal ou quando as pessoas vêm aquilo, como é que faz jornalismo também. A comunidade local acaba aprendendo a entender o jornalismo e qual a importância dele”, afirma a professora.

A premiação da Expocom Nacional acontece em setembro deste ano, entre os dias 5 e 9, dentro da programação do Intercom (Congresso Brasileiro das Ciências da Comunicação). O evento será realizado presencialmente na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), para mais informações, acesse o site do evento.