Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Serviços de TI passam por aprimoramento e CTIC registra volume de atendimentos à comunidade

  • Publicado: Sexta, 10 de Junho de 2022, 19h37
  • Última atualização em Sexta, 10 de Junho de 2022, 22h48
  • Acessos: 577

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) comemora a execução da movimentação de servidores de arquivos para as unidades I e III, distribuídos de seu polo na Unidade II, essa movimentação aconteceu no dia 3 de maio e deve trazer melhorias para o acesso de servidores aos arquivos e internos, além de mais agilidade na rede. O CTIC também comemora o número de chamados com recebidos em seu sistema de atendimento, foram mais de 2000 chamados atendidos no ano de 2022.

Esses servidores são para armazenamento de documentos. A ideia é guardar neles os documentos importantes para a instituição, para que não fiquem guardados apenas na estação de trabalho. Assim, caso aconteça algum problema com o computador, os arquivos estarão seguros. Outra vantagem é que por ser um compartilhamento de rede, os usuários de uma mesma unidade podem ter acesso aos arquivos a partir de um ponto central. Os servidores devem disponibilizar um espaço seguro e eficiente para armazenamento e compartilhamento interno de documentos e demais arquivos institucionais. A movimentação do servidor trará melhor desempenho e maior disponibilidade no acesso aos arquivos, ao mesmo tempo em que desafoga o acesso aos demais serviços de rede hospedados no nosso Datacenter principal. Além disso será possível otimizar serviços auxiliares, como a instalação das Estações de Trabalho.

Segundo Nielsen Gonçalves, chefe da Divisão de Redes e Serviços de Internet do CTIC. “A movimentação está ocorrendo para melhorar a experiência do usuário: O acesso aos arquivos ficará mais rápido e os arquivos não ficarão indisponíveis em caso de interrupção na comunicação com o Unidade II, rompimento de fibra óptica, por exemplo”, disse ele. A movimentação não teve custos adicionais, pois aproveitou a infraestrutura já disponível no Unidade III.

Chamados do CTIC em 2022

Em 2022, o CTIC já recebeu mais 2000 chamados em sua Central de Atendimento ao Usuário, esse número é equivalente a todos os campi da Unifesspa. Esse número deve-se ao retorno do trabalho de forma presencial tinha muitos servidores e a comunidade acadêmica estava de forma remota, então com esse retorno houve uma necessidade de atualização computacional e dos laboratórios de informática, que são mais de 40 laboratórios, espalhados nos campi da Unifesspa, além toda atualização do nosso parque de TI. Então houve uma necessidade de dar suporte no retorno presencial, pois muitas máquinas ficaram desligadas por muito tempo. Destaca-se também o esforço da esquipe, que necessitou fazer um trabalho denso com muita agilidade, Todas as informações sobre os chamados podem ser encontradas na pagina do atendimento do CTIC.

Fim do conteúdo da página