Bacharelanda de Geografia vence prêmio estadual com artigo sobre o turismo em Marabá
A discente Izabela Rodrigues Paz, do curso de Bacharelado em Geografia 2018, conquistou o primeiro lugar no concurso paraense "Prêmio Olavo Lyra Maia". A premiação é coordenada pela Diretoria de Políticas para o Turismo (DPOT), especificamente por meio da Coordenação de Estudos, Pesquisas, Estatísticas e Informação (Cepi), da Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur). O resultado foi divulgado na última sexta-feira (10) e a cerimônia de premiação ocorrerá no dia 28 de junho, às 16h, na sede da Setur.
A aluna desenvolve pesquisa na área do Planejamento do Turismo desde 2018 no Laboratório de Estudos Regionais e Agrários do Sul e Sudeste do Pará (Lerassp), é bolsista Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e desenvolveu o trabalho que ganhou o prêmio durante o projeto de pesquisa "O Programa de Regionalização do Turismo e a aplicação do Mapa do Turismo Brasileiro em Marabá-PA", orientado pelo Prof. Dr. Hugo Serra.
Este prêmio é concedido aos trabalhos de graduação e pós-graduação nas categorias artigos científicos e iniciativas, como relatos de experiências e projetos, que além de excelência, apresentem aspectos inovadores em sua colaboração e proposições para o desenvolvimento das atividades econômicas características do turismo. Izabela venceu a categoria Artigo Científico. Foram levados a competição trabalhos produzidos por estudantes das Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado do Pará.
No projeto onde desenvolveu sua pesquisa premiada, que foi durante 2018-2019, o seu plano de trabalho, que também intitula sua pesquisa é "A atuação dos agentes de turismo em Marabá-PA por meio do Programa de Regionalização do Turismo e a aplicação do Mapa do Turismo Brasileiro em Marabá-PA", dentro do projeto Pibic. Atualmente, ela faz parte do projeto "Dinâmicas regionais do sudeste paraense: o agronegócio e a mineração na produção do espaço urbano", também Pibic. A estudante falou sobre participar dos projetos. "Foi muito gratificante, apesar das dificuldades. Trabalhos sobre turismo, sobretudo no turismo na Geografia de Marabá, ainda são bem escassos. Foi bastante trabalho e pesquisa. Sobre o atual projeto que está inserida, a estudante acrescenta que “ainda encontramos dificuldades, por conta da pandemia. Como está em andamento ainda, tem bastante pesquisa pela frente, mas eu me sinto muito honrada em poder ser bolsista, nos dias atuais, e contribuir para a universidade com novos resultados”, finalizou.
A discente falou sobre a emoção de ganhar o prêmio. “Não imaginava que eu iria ganhar o 1° lugar e estou até agora sem acreditar. Para minha carreira acadêmica, acredito que vai enriquecer ainda mais meu currículo. Como pretendo para um mestrado e, se for possível, com bolsa, essa premiação vai ajudar bastante na pontuação”, finalizou Izabela.
Além dessa premiação, Izabela Paz vem construindo uma trajetória dentro da universidade, dentre seus feitos acadêmicos destacam-se:
- Possui dois trabalhos publicados em revista com classificação A2 em co-autoria com o professor Hugo Serra, na área de Geografia.
- Integra a "Rede de Pesquisa Turismo em Tempos de Pandemia: uma abordagem multi e transdisciplinar, sob coordenação da Profª Drª Rita Cruz - Degeo - USP e Profa. Dra. Maria Goretti Tavares - Faculdade de Geografia e Cartografia - UFPA.
- Publicou mais um capítulo de livro e outro artigo em revista especializada com classificação B2.
- Apresentou diversos trabalhos vinculados à sua Bolsa Pibic-Fapespa/Propit no Seminário de Iniciação Científica (SIC) da Unifesspa.
Redes Sociais