Bacharelanda de Geografia vence prêmio estadual com artigo sobre o turismo em Marabá

• Publicado: Quarta, 15 de Junho de 2022, 14h49
  • Última atualização em Quinta, 16 de Junho de 2022, 14h01

izabela paz

A discente Izabela Rodrigues Paz, do curso de Bacharelado em Geografia 2018, conquistou o primeiro lugar no concurso paraense "Prêmio Olavo Lyra Maia". A premiação é coordenada pela Diretoria de Políticas para o Turismo (DPOT), especificamente por meio da Coordenação de Estudos, Pesquisas, Estatísticas e Informação (Cepi), da Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur). O resultado foi divulgado na última sexta-feira (10) e a cerimônia de premiação ocorrerá ​​no dia 28 de junho, às 16h, na sede da Setur.

A aluna desenvolve pesquisa na área do Planejamento do Turismo desde 2018 no Laboratório de Estudos Regionais e Agrários do Sul e Sudeste do Pará (Lerassp), é bolsista Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica ​(Pibic) ​e desenvolveu o trabalho que ganhou o prêmio durante o projeto de pesquisa "O Programa de Regionalização do Turismo e a aplicação do Mapa do Turismo Brasileiro em Marabá-PA", orientado pelo Prof. Dr. Hugo Serra.

Este prêmio é concedido aos trabalhos de graduação e pós-graduação nas categorias artigos científicos e iniciativas, como relatos de experiências e projetos, que além de excelência, apresentem aspectos inovadores em sua colaboração e proposições para o desenvolvimento das atividades econômicas características do turismo. Izabela venceu a categoria Artigo Científico. Foram levados a competição trabalhos produzidos por estudantes das Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado do Pará.

No projeto onde desenvolveu sua pesquisa premiada, que foi durante 2018-2019, o seu plano de trabalho, que também intitula sua pesquisa é "A atuação dos agentes de turismo em Marabá-PA por meio do Programa de Regionalização do Turismo e a aplicação do Mapa do Turismo Brasileiro em Marabá-PA", dentro do projeto Pibic. Atualmente, ela faz parte do projeto "Dinâmicas regionais do sudeste paraense: o agronegócio e a mineração na produção do espaço urbano", também Pibic. A estudante falou sobre participar dos projetos. "Foi muito gratificante, apesar das dificuldades. Trabalhos sobre turismo, sobretudo no turismo na Geografia de Marabá​, ainda ​são bem escasso​s. Foi bastante trabalho e pesquisa​. Sobre o atual​ projeto​ que está inserida​, a estudante acrescenta que ​ “ainda encontramos dificuldades, por conta da pandemia. ​Como está em andamento ainda, tem bastante pesquisa pela frente, mas eu me sinto muito honrada em poder ser bolsista, nos dias atuais, e contribuir para a universidade com novos resultados”, finalizou.

​​A discente falou sobre a emoção de ganhar o prêmio. “Não imaginava que eu iria ganhar o 1° lugar​ e estou​ até agora sem acreditar​. Para minha carreira acadêmica​, ​ acredito que vai enriquecer ainda mais meu currículo​. Como pretendo para um mestrado e, se for possível, com bolsa, essa premiação vai ajudar bastante na pontuação”, finalizou Izabela.

Além dessa premiação​, ​ Izabela Paz vem construindo uma trajetória dentro da universidade, dentre seus feitos acadêmicos ​destacam-se​:

• Possui dois trabalhos publicados em revista com classificação A2 em co-autoria com o professor Hugo Serra, na área de Geografia.
  • Integra a "Rede de Pesquisa Turismo em Tempos de Pandemia: uma abordagem multi e transdisciplinar, sob coordenação da Profª Drª Rita Cruz - Degeo - USP e Profa. Dra. Maria Goretti Tavares - Faculdade de Geografia e Cartografia - UFPA.
  • Publicou mais um capítulo de livro e outro artigo em revista especializada com classificação B2.
  • Apresentou diversos trabalhos vinculados à sua Bolsa Pibic-Fapespa/Propit no Seminário de Iniciação Científica (SIC) da Unifesspa.