Nota oficial - Justiça no caso Bruno e Dom

• Publicado: Sábado, 18 de Junho de 2022, 18h58
  • Última atualização em Segunda, 20 de Junho de 2022, 15h34

Nota oficial UnifesspaNós, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), como universidade comprometida com a justiça e a democracia, com a liberdade da comunicação e da prática jornalística, com a crítica social como um ato de cidadania, com a soberania dos territórios e direitos dos povos Indígenas e de todos os povos dos campos, das águas e das florestas, e com a defesa da vida na Amazônia e da Amazônia, compartilhamos da dor e da indignação e manifestamos nossa solidariedade aos parentes, amigos e companheiros de lutas e profissão de Bruno Pereira e Dom Philips, barbaramente assassinados na região de Javari, no Amazonas.

Também repudiamos o estado de desmantelamento dos órgãos federais de fiscalização ambiental e de proteção das populações tradicionais que ali atuavam, algo que, certamente, contribuiu para o alastramento das diversas práticas criminosas que ocorrem localmente, tendo como consequência o assassinato do indigenista brasileiro e do jornalista britânico.

Por isso, nos juntamos as milhares de vozes e atos que reivindicam a retomada de investimentos e da reestruturação dos serviços públicos federais que garantam a efetividade operacional e o pleno combate às atividades criminosas de fazendeiros, madeireiros e garimpeiros que destroem a Amazônia e que violentam, torturam e assassinam aqueles que denunciam e lutam contra tais crimes e a favor do ambiente e das populações.

Exigimos justiça no caso Bruno e Dom!

Justiça para todos que lutam em defesa da Amazônia e dos Povos da Amazônia!

Marabá, 18 de junho de 2022.