Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Evento de inauguração do Núcleo de Psicologia (NUPSI) e entrega do Ateliê de Artes aconteceu nesta segunda (20)

  • Publicado: Terça, 21 de Junho de 2022, 11h17
  • Última atualização em Sexta, 24 de Junho de 2022, 14h02
  • Acessos: 1139

MesaMesmo diante dos desafios a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) continua a crescer. Na tarde dessa segunda-feira (20) aconteceu a solenidade de inauguração do Núcleo de Psicologia (NUPSI) e também a entrega do Ateliê de Artes. O evento foi realizado no Auditório da Unidade 3 e contou com a participação do reitor da instituição, Francisco Ribeiro; o assessor Parlamentar Max André Costa, representando a Deputada Federal Vivi Reis; o prefeito de Belém e ex-deputado federal, Edmilson Rodrigues.

Também estiveram presentes: a secretária de educação Marilza de Oliveira, representando o Prefeito de Marabá, Tião Miranda; o vereador Marcelo Alves, representando o presidente da Câmara Municipal de Marabá, Pedrinho Corrêa; a vice-reitora da Unifesspa, Lucélia Cardoso; o secretário de infraestrutura da Unifesspa, Lucas França; o diretor do Instituto de Linguística, Letras e Artes - ILLA, Francisco de Fátima da Silva; o diretor do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas - IESB, Roberson Casarín; a discente de psicologia, Maria Emília Pirovano de Almeida e o discente do curso de Artes Visuais, Lucas Almeida Wilm.

Nupsi

O Núcleo de Psicologia (NUPSI) contou com a emenda parlamentar a deputada federal Vivi Reis, com colaboração do Prefeito Edmilson Rodrigues, que na ocasião assumia o cargo de deputado federal. O espaço que será destinado à diversas atividades práticas para formação dos estudantes e serviços prestados à comunidade pelo curso de Psicologia, possui uma área construída de quase seiscentos metros quadrados (600m²).

Nupsi

Para o diretor do Iesb, Roberson Casarín, o núcleo representa um espaço de múltiplo aprendizado e de atendimento. “A comunidade marabaense também ganha muito com o atendimento que será feito a população, de modo amplo”, argumentou.

Ateliê de Artes

Com a obra em fase final de conclusão, o Ateliê de Artes foi entregue de forma simbólica, a previsão de conclusão é para o próximo mês (julho de 2022). O espaço é voltado para gravura, audiovisual e fotografia, práticas desenvolvidas por estudantes do curso de Artes Visuais do Instituto de Linguística, Letras e Artes da Unifesspa. O andar térreo conta com sala de escultura e oficina, sala de gravura, laboratório de audiovisual, além de ambientes administrativos como secretaria, sala de reunião e de professores, e ambientes de apoio como copa, banheiros coletivos e banheiros acessíveis. Ateliê

No andar superior, salas de desenho, fotografia, um miniauditório, e outros ambientes de apoio compõem a estrutura. A acessibilidade entre os dois andares será garantida por meio de plataforma elevatória para acessibilidade. O Ateliê totaliza aproximadamente mil metros quadrados de área construída. Os recursos para início das obras foram viabilizados via emendas parlamentares, nos valores totais de setecentos mil reais, pelo então Deputado Federal Edmilson Rodrigues.

Sobre a entrega do Ateliê de Artes, o diretor do ILLA, Francisco de Fátima da Silva, agradeceu as parcerias por meio de emendas parlamentares que tornaram a construção do espaço viável. “Demostro minha imensa gratidão pelas emendas parlamentares que tornaram possíveis essa inauguração. É uma grande conquista. Antes tínhamos uma carência em termos de infraestrutura e agora podemos oferecer trabalhos de qualidade para a comunidade. Além disso, esse prédio é também o reconhecimento da importância da arte”, frisou.

Para Lucas França, secretário de infraestrutura, é gratificante poder entregar mais uma obra. “Ficamos felizes por entregar mais uma obra que vai desenvolver pesquisa, conhecimento, ciência e extensão”, pontuou.

Já a vice-reitora, Lucélia Cavalcante, argumentou que a entrega dessas obras conta muito sobre a história, a trajetória da instituição. “O Nupsi e o Ateliê tem tudo a ver com a história que todos viveram: de sonhar com esses espaços e batalhar por eles, até a chegada do momento da entrega. Esses espaços veem para resolver as demandas da sociedade. Tanto da psicologia, no qual temos a necessidade de cuidar da nossa saúde mental e também das Arte Visuais, que tem o papel transformador, político, da força que transforma a sociedade. Enfim, a conquista desses espaços tem uma grande contribuição na formação e no atendimento a sociedade”, destacou.

“Fico feliz de ter tido a oportunidade de contribuir com o desenvolvimento da Unifesspa durante meu mandado de deputado federal. Esse momento aqui é de importância enorme para Unifesspa que vem se desenvolvendo muito nos últimos anos. Muitas Universidades foram nascendo nos últimos anos, mas nem todas tiveram a oportunidade de crescer como a Unifesspa”, foi o que argumentou Edmilson Rodrigues, atual prefeito de Belém e então deputado que contribuiu com emendas que viabilizaram a construção do Nupsi.

Max oliveira, representante da deputada Federal, Vivi Reis, explicou que a deputada não pôde comparecer pois foi diagnosticada com Covid-19 e acrescentou que Vivi tem a honra de atuar a favor das universidades públicas. “A deputada já destinou 11,7 milhões para a Unifesspa, contribuindo para obras como a do Restaurante Universitário (RU), Nupsi, bem como projetos de extensão e de desenvolvimento de cultura”, pontuou acrescentando a importância da educação para a sociedade. “Compreendemos que a educação pública transforma as pessoas que são capazes de transformar sua realidade e a realidade da sua região”. 

Reitor

Na oportunidade, o reitor da Unifesspa, Francisco ribeiro, reforçou a luta que a instituição tem enfrentado e a esperança em dias melhores. “Nós estamos lutando, apesar de todas as dificuldades que passamos - pandemia, aulas remotas, retorno presencial e corte no orçamento - temos um orçamento menor do que tínhamos em 2016. Apesar de tudo vamos seguir lutando para que vençamos as dificuldades. Que não nos deixemos abater. Amanhã é um novo dia e sem dúvida teremos uma oportunidade melhor. Eu agradeço a contribuição da deputada Vivi Reis por honrar o compromisso do então deputado Edmilson Rodrigues e por todas as contribuições que ela já destinou a Unifesspa”, destacou.

Obras

Além das emendas parlamentares que contribuíram com a obra do Nupsi e do Ateliê de Artes, também foram empregados recursos próprios da Unifesspa, o que contabiliza um custo total de aproximadamente um milhão e setecentos mil reais para o Nupsi e dois milhões e seiscentos mil para o Ateliê de Artes. Essas obras irão fortalecer o ensino em diversas áreas do conhecimento e atender demandas de modernização do ensino superior.

Fim do conteúdo da página