Institutos recebem e passam a gerir patrimônio que melhoram infraestrutura e atividades desenvolvidas
As unidades acadêmicas e administrativas da Unifesspa receberam 787 itens de mobiliários; 466 equipamentos de áudio, vídeo e foto; 122 equipamentos de laboratórios e alguns utensílios, todos adquiridos no ano de 2021. A entrega foi realizada nesta terça-feira (28), ao Instituto de Estudos de Desenvolvimento Agrário e Regional (Iedar), na Unidade III, e nesta quinta-feira (30), ao Instituto de Ciências Humanas (ICH), na Unidade I, em Marabá. Outros bens também já passaram para a gestão patrimonial de unidades fora da sede.
Carteiras escolares, mesas, cadeiras, armários, gaveteiros, lousas, computadores, notebooks, tablets, equipamentos de videoconferência, webcam, câmeras filmadoras, projetores, microfones, equipamentos de laboratórios, aparelhos e utensílios domésticos, estiveram entre os itens entregues aos institutos pela Pró-reitoria de Administração (Proad), por meio da Divisão de Almoxarifado e Patrimônio (Dialp).
Para o diretor do Iedar, Daniel Nogueira, os equipamentos darão suporte adequado nesse momento de pleno retorno das atividades presenciais. “Esses equipamentos são importantes principalmente com a retomada das aulas presenciais e toda infraestrutura que vem para fortalecer as atividades de ensino. Recebemos equipamentos de TI, como computadores, mobilhas, etc. Essa infraestrutura vai ajudar a manter excelência das atividades”, o diretor ressaltou ainda a importância das parcerias para adquirir esses bens: “É de grande importância as ações dos convênios que sempre fazemos como os parceiros como Canaã dos Carajás e a Fapespa que garantem recursos que permitem realizar a compra desses equipamentos”, salientou.
Além do Iedar, outras unidades, como o Instituto de Ciências Humanas (ICH), recebem mobiliários e equipamentos de informática, visando o atendimento dos discentes, docentes e servidores técnicos administrativos.
Entenda
Anualmente são adquiridos bens patrimoniais para atendimento das inúmeras demandas da Unifesspa. Essa ação é composta de várias etapas, as quais perpassam por: analisar as solicitações da comunidade acadêmica; adequar à realidade orçamentária da Instituição; formalizar as demandas; realizar os procedimentos licitatórios; executar os respectivos empenhos; realizar o devido contato com o fornecedor; analisar sucessivas intercorrências relacionadas ao trâmite da entrega; proceder com o recebimento provisório e definitivo do bem; realizar a conferência, o pagamento, a incorporação, o tombamento e, por fim, a entrega.
Após o recebimento da maior parte dos materiais, a Proad por meio da Divisão de Almoxarifado e Patrimônio em parceria com outros setores da universidade, a exemplo da Divisão de Transporte e Logística, realiza as entregas às unidades. Acerca dos critérios de quantidade e distribuição dos bens, a pró-reitora de Administração, Marcele Castro, comenta que isso é definido a partir das demandas estabelecidas no Plano Anual de Contratações (PAC), bem como a partir de priorizações necessárias por parte da Administração Superior, a depender da origem orçamentária do recurso.
Redes Sociais