Principais resultados e conquistas da Unifesspa são apresentados no Relatório de Gestão 2021

• Publicado: Sexta, 08 de Julho de 2022, 18h10
  • Última atualização em Terça, 12 de Julho de 2022, 23h10

capa relatorio gestao unifesspaEstá disponível para consulta pública o Relatório de Gestão 2021 da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), que retrata, de forma descritiva e ilustrativa, a dinâmica de funcionamento da instituição, que não parou, apesar das circunstâncias adversas.

Elaborado em conjunto com todas as Unidades administrativas e acadêmicas da Instituição, trata-se de um instrumento anual de prestação de contas e transparência, previsto pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O documento está disponível para consulta neste link.

O relatório traz dados e informações relativas à visão geral organizacional da Unifesspa; ao contexto da IFES no ambiente externo; à gestão de riscos, oportunidades e perspectivas; à governança, estratégia e desempenho da Instituição; assim como informações orçamentárias, financeiras e contábeis.

O documento destaca os desafios enfrentados a partir de uma nova realidade social, sanitária, econômica e política provocada em grande medida pela pandemia do novo coronavírus. Na Unifesspa, esses desafios implicaram, pelo segundo ano, a transformação do cotidiano, tanto em termos da prestação de serviços de ensino, pesquisa científica e extensão, quanto das atividades administrativas.

“O Relatório Integrado de Gestão 2021 traz resultados inspiradores e que nos levam à reflexão. Destacamos que em 2021 o Consun aprovou o PDI 2020-2024, reafirmando a visão, missão e valores institucionais da Unifesspa. O PDI é o planejamento estratégico da Instituição, nosso guia, documento construído de forma coletiva, com participação efetiva de toda comunidade acadêmica”, destaca o titular da Seplan, Manoel Enio.

retorno sala aula pandemiaAinda de acordo com o secretário, também foram desafios institucionais buscar a consolidação das políticas e planos de gestão de integridade e de riscos, além de enfrentar a intensa movimentação e tensões em função dos cenários orçamentários. Por outro lado, a Instituição vem avançando de forma bastante importante na captação de recursos externos para fomentar projetos institucionais de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica.

De acordo com o documento, a gestão da universidade tem como focos centrais de sua atuação institucional três grandes perspectivas: a sociedade, o desenvolvimento acadêmico e o desenvolvimento institucional. Tudo isso para tornar possível a concretização de 30 projetos estratégicos e 120 entregas à sociedade.

Em linhas gerais, a atuação da gestão é baseada em um sistema de planejamento instituído na Unifesspa e, no ano de 2021, houve crescimento de diversos indicadores institucionais. Destacam-se:

• A Instituição fechou o ano com 437 docentes e 309 técnicos administrativos;
  • Na área de ensino, chegou mais próximo da consolidação dos 42 cursos de graduação, com importante expansão da oferta de 2.370 vagas de ensino de graduação, e manutenção dos 13 programas de mestrado e 7 especializações;
  • No contexto da pesquisa, apesar das circunstâncias, ampliou-se o escopo de atuação para 285 projetos, 419 produções técnico-científicas e 164 grupos de pesquisa;
  • Já na extensão, foram desenvolvidas 79 ações com 337 docentes envolvidos, mantendo percentual de, aproximadamente, 80% de todos os docentes da Unifesspa.

foto servidores“Assentimos, mais uma vez, nossa responsabilidade, enquanto Instituição Pública de Educação Superior gratuita, inclusiva e diversa, cabendo à Unifesspa persistir em estratégias de produção e difusão de conhecimento científico considerando as demandas dialogadas com a sociedade. Temos a expectativa de que os esforços de todos os que constroem de forma colaborativa e democrática esta Instituição sejam decisivos para o desenvolvimento social da nossa região” declarou a reitoria na mensagem

Sobre a Unifesspa – Criada em 2013, a Unifesspa está entre as universidades mais novas do país. Atualmente, oferta 42 cursos de graduação nos campi das cidades de Marabá, Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara. Na graduação, são mais de 6 mil alunos matriculados e outros 430 matriculados nos 13 programas de pós-graduação stricto sensu.

Além dos municípios onde a Unifesspa possui Campi, a Instituição também se faz presente em diversos municípios do Estado, com oferta de turmas específicas de cursos de graduação presencial, em parceria com o governo estadual, via Programa Forma Pará, e com prefeituras municipais, além de turmas especiais via Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).