Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano publica edital de seleção para turma 2023
O Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia (PPGPAM), vinculado ao Instituto de Estudos Em Desenvolvimento Agrário e Regional (IEDAR/Unifesspa) publicou o edital de abertura para inscrições de candidatos para o curso de Mestrado Acadêmico em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia, com ingresso em 2023. Serão ofertadas 14 vagas que serão divididas, igualmente, para as duas linhas de pesquisa: (1) Economia, Desenvolvimento e (2) Dinâmicas Regionais e Espaço, Território e Urbanização.
Para os candidatos que já se formaram, mas ainda não possuem o diploma, esses podem concorrer desde que apresentem a declaração de conclusão de seu cursos. Porém, se o candidato ainda estiver terminando o seu curso, deverá apresentar o seu certificado de conclusão ou a declaração até o ato de matrícula no PPGPAM. Das vagas, 4 vagas serão reservadas a cotas para pessoas autodeclaradas negras, quilombolas, indígenas, pessoas trans, refugiados, apátridas, portadores de visto humanitário e pessoas com deficiência.
As inscrições para o mestrado irão até o dia 30 de setembro. Para mais informações, como os temas de pesquisa relacionados as linhas de pesquisa, acesse o edital aqui. E também acompanhe no site do PPGPAM (https://ppgpam.unifesspa.edu.br)
Sobre o programa
Esse mestrado acadêmico visa lidar com a problemática regional e urbana da Amazônia Oriental, tendo em vista o estágio atual de transformações decorrentes da expansão da fronteira agromineral e dos processos extrativos-industriais, responsáveis pelas pressões sobre os recursos naturais e humanos da região Norte. Além disso, o crescimento das atividades econômicas e intensificação do processo de urbanização, requerer maior atenção à gestão, ao planejamento e ao desenvolvimento do regional.
O programa busca, ainda, oferecer formação de excelência e recursos humanos voltados à produção de conhecimentos sobre as dinâmicas socioeconômicas, populacionais e territoriais como elementos fundamentais para a compreensão do planejamento e desenvolvimento regional e urbano, particularmente com relação à temática dos impactos das dinâmicas territoriais na Amazônia.
*As informações contidas nesta matéria tem caráter jornalístico e não substituem o disposto no edital de seleção.
Redes Sociais