Mais de 350 atendimentos são realizados na Unifesspa em ação de saúde voltada para a comunidade interna e externa
A ação de saúde voltada para a comunidade interna da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e também para a comunidade externa, realizou teste rápido de antígeno para Covid-19; aferição de pressão arterial, medição de glicemia, vacinação contra Covid-19 e também contra a influenza, ao todo foram realizados mais de 350 atendimentos. O mutirão foi desenvolvido pela Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV/Progep), em parceria com a Prefeitura de Marabá, e aconteceu na Unidade III, no bairro Cidade Jardim.
Para a estudante Jaciara Souza da Silva, estudante do curso de licenciatura em química, 7º período, a ação é muito favorável pois ajuda os discentes a conciliarem as atividades acadêmicas com o cuidado com a saúde. “A ação é muito importante levando em consideração que os alunos às vezes passam o dia na universidade, e não têm tempo de ir até uma unidade básica de saúde, ou algo do tipo. Eu achei bem interessante e tá agregando bastante. Aqui, vai juntar o útil ao agradável”, considerou.
Sobre o assunto, o discente Álvaro Felipe Monteiro, de Licenciatura em Química, chamou atenção para o cuidado que a Unifesspa tem para com a comunidade. “Acho uma atenção muito grande da instituição, em se preocupar com a saúde da comunidade acadêmica e promover essas ações de saúde que além de levar reflexão nesse meio pandêmico, nos convida a estarmos mais cientes da nossa vacinação está sempre em dias com a nossa saúde”, destacou.
O docente Diego de Macedo Rodrigues, do curso de Agronomia, frisou a importância da integração da comunidade interna e externa no mesmo ambiente, além de prestar serviço de forma direta à comunidade local. “Essa é uma ação muito importante, pois além de se buscar a saúde da nossa comunidade e da externa, há também momentos de integração entre ambas e isso é muito importante. Essas ações são necessárias para trazer público para nossa universidade, para que as pessoas vejam como funcionamos e que além de formar pessoas também estamos comprometidos com a comunidade local”, ponderou.
Parcerias
Sheila Freire, chefe da DSQV, explica que a parceria com a prefeitura de Marabá já existe há um tempo. “Sempre que vamos realizar uma ação de saúde entramos em contato com a secretaria municipal de saúde e eles nos dão suporte e o mesmo acontece quando a demanda é deles”. A gestora explica ainda que essa ação em especial é muito importante uma vez que a Unifesspa está abrindo as portas para a comunidade externa. “A ação engloba atendimento a vários moradores da região como o bairro Cidade Jardim, o Delta Parque e o Total Ville, já que aqui próximo ainda não tem posto de saúde. Então era uma demanda que a Secretaria Municipal de Saúde já tinha e que com essa parceria pôde ser atendida”, informou.
A ação também contribuiu para fortalecer ainda mais a parceria com o Departamento de Divisão de Saúde e Qualidade de Vida com a Faculdade de Saúde Coletiva. “A demanda por profissionais de saúde é muito grande em todas as regiões, na nossa divisão é muito também porque hoje a gente só conta com uma enfermeira do trabalho. Para suprir nossa demanda temos aqui hoje discentes da saúde coletiva que estão ajudando integralmente e atuando diretamente”, explicou.
Redes Sociais