Aluno do curso de Jornalismo é aprovado no programa de treinamento para jovens jornalistas em início de carreira

• Publicado: Quinta, 11 de Agosto de 2022, 10h43
  • Última atualização em Terça, 16 de Agosto de 2022, 10h27

Kennidi Jornalismo Orgulho Unifesspa

Um estudante do curso de Jornalismo, da Faculdade de Comunicação (Facom) da Unifesspa, foi selecionado para o programa “Colabora com Inclusão e Diversidade”. A iniciativa faz parte do edital “Acelerando a Transformação Digital”, do International Center for Journalists (ICFJ), com apoio da Meta e da Associação de Jornalismo Digital (Ajor) e o programa consiste num treinamento e estágio no #Colabora dentro do modelo trainee, voltado para jovens jornalistas que estão prestes a iniciar a sua carreira profissional. O projeto é voltado, especialmente, para jovens pretos e indígenas que vivem em regiões de periferia ou favelas.

Kennidi Júnior Araújo da Silva, discente de Jornalismo, da turma de 2020, foi uma dos selecionados na primeira fase do projeto. Ele conta que conheceu o projeto através de uma amiga, que também cursa Jornalismo, na UFC. “Uma amiga me apresentou o projeto, dizendo que eu tinha muito a ver com o que eles estavam propondo, e me incentivou muito a fazer minha inscrição e participar. Foi uma inscrição bem básica, tive que responder um questionário e escrever sobre mim, além do porquê de fazer parte do #Colabora, e também tive que mandar um vídeo falando mais de mim, sobre a faculdade e minha trajetória de vida social e acadêmica”, conta Kennidi.

Segundo o site do projeto, o #Colabora é um projeto jornalístico que aposta numa visão de sustentabilidade que vai além do meio ambiente. Desde 2019, as editorias do projeto são guiadas pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU. Lançado em novembro de 2015, o #Colabora já recebeu mais de 10 premiações, como em 2017 que ganharam o Prêmio Petrobras, na categoria Sustentabilidade, com uma série de reportagens sobre a Usina de Belo Monte. O programa possui duas fases, a primeira que conta com o treinamento em que os candidatos aprendem conteúdos que tratam sobre questões práticas do jornalismo e também temas que tragam reflexões para os estudantes. Na segunda fase do programa, dos 40 aprovados, apenas 02 serão selecionados para estagiarem no período de 06 meses dentro da própria #Colabora.

Kennidi também compartilha suas expectativas sobre a aprovação e as próximas etapas do programa, “Fico muito feliz em fazer parte desse projeto, minhas expectativas estão a mil, e ser o único representante do estado é uma satisfação imensa. Irei absorver do projeto todos os conhecimentos possíveis e colocar em prática tudo que irei aprender, quero dar tudo de mim para ser um dos escolhidos para fazer parte do time deles e dar orgulho a FACOM, família e amigos”, afirma.