Nota pública de desagravo do Instituto de Ciências Sociais e Faculdade de Comunicação

• Publicado: Quinta, 11 de Agosto de 2022, 20h32
  • Última atualização em Terça, 16 de Agosto de 2022, 10h40

Em resposta à denúncia de racismo ocorrido hoje, dia 11 de agosto, o Instituto de Ciências Sociais (ICSA) e a Faculdade de Comunicação (Facom) vêm a público informar que repudia o racismo e a discriminação de qualquer tipo, dentro ou fora do ambiente universitário. Estamos acompanhando de perto o acontecido para que os fatos sejam elucidados com transparência e justiça. Reforçamos o nosso compromisso com os direitos humanos e nossa abertura ao diálogo na busca de uma sociedade mais justa, menos desigual e sem discriminação racial ou de qualquer outro tipo.

O ICSA e a FACOM também encorajam os indivíduos que forem alvo de qualquer prática discriminatória a realizar denúncias através dos canais competentes, junto ao departamento ou à ouvidoria da Unifesspa. Desta forma, assumimos nosso papel como aliado na luta contra o racismo e reafirmamos o lugar da universidade como ambiente de produção e debate sobre o conhecimento e sobre os problemas da sociedade.

Por entender a gravidade das denúncias, reconhecemos em primeiro lugar que não cabe apenas aos indivíduos pretos e pardos denunciar e combater práticas racistas e discriminatórias. Além desta nota de repúdio, nos comprometemos a manter o diálogo aberto com toda a comunidade universitária, professores, técnicos, terceirizados e estudantes para que episódios como este não se repitam.

Marcilene Feitosa Araújo
Diretora Pro Tempore do ICSA