Dia dos Pais é celebrado com fortalecimento de vínculos nesta quarta-feira (10)

• Publicado: Sexta, 12 de Agosto de 2022, 13h25
  • Última atualização em Terça, 16 de Agosto de 2022, 10h25

A comemoração foi promovida pela Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV/Progep)

Crianças filmeRegado a muitos risos, emoções, descobertas e criação de vínculos, assim foi a comemoração ao Dia dos Pais que aconteceu na última quarta-feira (10), na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).  Na oportunidade, os pais servidores da instituição trouxeram seus filhos para uma visita especial e programada ao local de trabalho. Além disso, as crianças participaram de oficinas e de cineminha com direito a pipoca.

De acordo com a chefe do departamento de qualidade de vida e responsabilidade social, da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), Laena Vieira, é tradição sempre homenagear os pais. Esse ano a homenagem foi diferente, aproveitando para colocar em prática o projeto “Bom trabalho, papai/mamãe!” que o departamento está desenvolvendo. "A ideia é proporcionar mais um espaço de troca entre pais e filhos, com diálogos e afetos envolvendo o mundo do trabalho, favorecendo, assim, as relações trabalho e família. Trouxemos para a programação do Dia dos Pais o piloto desse projeto que vai beneficiar, em breve, todos os servidores e servidoras da nossa instituição”, explicou.

O papai é Aldson Aguiar, servidor lotado na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Seplan/Unifesspa) conta que trouxe sua filha Angélica, de dez anos e que achou interessante a experiência de apresentar um pouquinho sobre o ambiente em que trabalha. “Essa ação dá noção da realidade, porque na maioria dos dias estamos separados, ela na escola e eu no trabalho. Mesmo em casa, ela não tem noção do que é o trabalho do papai né?! E eu também abordo a questão da vocação. Aqui é a universidade, ela pode conhecer e quem sabe vir estudar aqui no futuro”, pontuou. Aldson acrescentou ainda que a filha o surpreendeu com a empolgação que ficou quando ele fez o convite para a programação do dia dos pais. “Eu achei que ela não gostaria porque o trabalho do papai é a tarde toda, mas ela gostou muito. Ficou super empolgada”, frisou.

dia paisLaena explica que a visita programada ao local de trabalho dos pais pode ajudar os filhos a compreenderem melhor a rotina e entender por que os pais passam esse tempo fora de casa; a experiência pode despertar o interesse pela profissão dos pais e aumentar o vínculo entre colegas de trabalho e a família. “Uma das melhores lembranças que muitos de nós guarda da infância é de quando visitávamos o local de trabalho dos pais. Além de nos sentirmos orgulhosos por participarmos de atividades importantes da vida deles, há o deslumbramento com a percepção sobre a importância do trabalho desenvolvido. É possível que esse momento colabore para substituir em algumas crianças a sensação de abandono pela ausência do pai quando sai para o trabalho pelo sentimento de orgulho e admiração”, acrescentou.

Sobre o projeto “Bom trabalho, papai/mamãe!”

O projeto “Bom trabalho, papai/mamãe!” que tem como principal objetivo promover momentos e experiências significativas entre pais e filhos por meio do ambiente organizacional. Uma vez por semestre, será criada uma programação especial para que os pais possam levar os filhos ao local de trabalho, permitindo uma troca positiva, construção de memórias afetivas, colaborando com a construção de percepções e vínculos saudáveis com o mundo do trabalho.

Entre as propostas apresentadas pelo projeto está: favorecer o vínculo entre pais e filhos a partir do diálogo sobre o mundo do trabalho; colaborar no entendimento da rotina dos pais, as facilidades e as dificuldades que eles passam no trabalho; colaborar com a construção de uma imagem positiva sobre o trabalho dos pais; colaborar para a compreensão da importância de equilibrar trabalho e vida pessoal; fortalecer o sentimento de valorização profissional e fortalecer as ações voltadas à qualidade de vida e responsabilidade social.

Crianças oficina